POLÍTICAS PÚBLICAS

Ciclo internacional de debates, que reúne instituições públicas e privadas do Brasil, Equador e Canadá, servirá como estímulo à criação de rede de cooperação

 

Acesso ao conhecimento, às novas tecnologias e a articulação entre governo e sociedade para a criação de políticas públicas de apoio à participação política do cidadão na sociedade do conhecimento são alguns dos principais temas a serem debatidos durante o evento Sociedades do conhecimento hoje: ciclo internacional de debates, promovido pela Universidade de Brasília (UnB).

 

A atividade é realizada pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB, em cooperação com a UNESCO no Brasil, e em parceria com o Núcleo de Multimídia e Internet (NMI) da Universidade, o Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (Ciespal), a Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIBR) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

O objetivo do ciclo internacional de debates é reunir parceiros do setor público e privado e da sociedade civil para discutir e estimular a criação de uma rede de cooperação nacional e internacional, que possa reunir parceiros e propor recomendações para políticas, estratégias e programas voltados ao desenvolvimento e à inovação. Os debates serão realizados em três países, Brasil, Equador e Canadá, e terão início na Universidade de Brasília, no próximo dia 27 de abril, a partir das 14h.

 

A mesa de abertura será composta pelo reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, o representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, e um representante da CNI.

 

A mesa de debate será composta por especialistas de diferentes países: o diretor do Ciespal, Francisco Sierra Caballero; o diretor da Divisão Sociedades do Conhecimento da UNESCO, em Paris, Indrajit Banerjee; a coordenadora Geral do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite, o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Luiz Claudio Martino, e o professor Associado da Escola de Meios da Comunicação Faculdade da Universidade do Quebec Gaëtan Tremblay, que fará a apresentação principal.

 

Após o lançamento do ciclo em Brasília, os dois próximos encontros serão realizados, este ano, durante o mês de julho, no Canadá, e em setembro, no Equador.

 

Neste primeiro evento, realizado no dia 27 de abril em Brasília, haverá um coquetel de lançamento da versão em português do livro Renovando a visão das sociedades do conhecimento para a paz e o desenvolvimento sustentável, relatório que sintetiza outro ciclo de palestras da UNESCO, o SMS +10 - Cúpula Mundial da Sociedade da Informação dez anos depois, realizado em Paris em 2013.

 

O texto ficou a cargo dos professores Robin Mansell, do Departamento de Meios e Comunicação da LSE-London School of Economics and Political Science e Gaëtan Tremblay, da Universidade do Quebec em Montreal, que estará presente no evento.

 

SERVIÇO

 

Local: Finatec - Campus Universitário Darcy Ribeiro. Asa Norte, Brasília, DF.

Data: 27 de abril de 2015.

Horário: 14h

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.