INTERNACIONAL

Pela primeira vez, um brasileiro está à frente da tradicional sociedade norte-americana de Economia que reúne teóricos do mundo inteiro

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O professor de Economia da UnB Mauro Boianovsky acaba de ser eleito presidente da History of Economics Society (HES), nos Estados Unidos. O resultado foi anunciado neste mês.

 

Essa é a primeira vez que um latinoamericano assume o posto.

 

“Pode ser uma oportunidade de dar visibilidade para pesquisas feitas na região e de trazer mais brasileiros para os encontros”, acredita o professor.

 

Segundo ele, parte significativa dos participantes é do Canadá e dos Estados Unidos.

 

“A eleição de um brasileiro é o reconhecimento de que o ensino e a pesquisa nessa área têm avançado na América Latina, especialmente no Brasil”, ressalta.

 

Com duração de um ano, o mandato tem início no final de junho, quando acontece a próxima reunião anual da HES, na Michigan State University.

 

Criada em 1974 nos Estados Unidos, a HES é um dos mais tradicionais fóruns de discussão sobre História do Pensamento Econômico no mundo, ao lado de sua congênere europeia, a European Society for the History of Economic Thought (ESHET).

 

Mauro Boianovsky é professor de Teoria do Desenvolvimento Econômico e História do Pensamento Econômico na UnB. Em 2009, ele foi vice-presidente, e, entre os anos de 2002 e 2005, membro do Comitê Executivo da HES.

 

Saiba mais:

 

Livro de pesquisador da FACE ganha prêmio internacional de Economia

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.