INOVAÇÃO

Nova página institucional tem o intuito de aprimorar a comunicação e o atendimento ao público na pandemia

A nova página da SAA foi elaborada de forma coletiva para melhorar o atendimento ao público. Imagem: Reprodução

A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) acaba de lançar um novo formato de site, para melhor atender ao público com o qual se relaciona, principalmente estudantes e professores. A reformulação da página institucional foi feita com base em reuniões e pesquisas com servidores e discentes da graduação e da pós. Entre os principais objetivos da modificação estão a facilitação da busca por informações e o atendimento de demandas à distância – sem a necessidade do interessado se deslocar à UnB.

Assistente em administração lotada no setor de Certificação da SAA, Rafaela Gonçalves conta que, historicamente, sempre foi comum pessoas se deslocarem até a secretaria para solicitar informações que poderiam estar disponíveis no site. Em 2020, a equipe percebeu que era imprescindível minimizar os deslocamentos.

“Com a chegada da pandemia, vimos que os atendimentos não podiam ser prejudicados. Com o novo site, a comunidade tem acesso ao e-mail de cada setor na aba Quem Somos, além do e-mail do Atendimento Geral. Nessa mesma aba, o interessado encontra os horários de atendimento presencial, que está sendo realizado apenas para demandas que não possam ser feitas remotamente, como retirada de documentos físicos”, explica.

Em março deste ano, por meio do Ato nº 0001/2021 da SAA, foi instituída a Comissão de Reestruturação do setor, com a finalidade de projetar uma reorganização geral para a secretaria. A demanda por melhorias no site passou a ser tratada pela comissão, assim como outras questões internas. Em fevereiro, foi inaugurado o Centro de Vivência do campus Darcy Ribeiro, prédio localizado entre o ICC Sul e o Restaurante Universitário, que abrigará, entre outros setores, a SAA. Assim, a saída do prédio da Reitoria foi outro propulsor da renovação do site, para que o novo endereço fosse mais bem divulgado.

Inaugurado em fevereiro, o Centro de Vivência abrigará quatro áreas administrativas da Universidade e fica entre a entrada do ICC Sul e o Restaurante Universitário. Pintura: Fernando Mignot/SAA

NOVIDADES – O servidor Felipe Henrique Ferreira, técnico em Tecnologia da Informação, possibilitou as inovações na página. Entre os principais atrativos da nova página, a SAA destaca o layout mais atrativo e de fácil usabilidade. As informações podem ser acessadas de forma rápida com a inclusão da aba de Acesso Rápido na home do site e com a opção Perguntas Frequentes para cada setor da SAA – graduação, pós-graduação, diplomas e certificados – o que pode diminuir a procura por atendimento presencial. Agora, há também a possibilidade de cada chefia atualizar suas informações.

Com a inovação houve também avanço no modo de apresentar os peticionamentos eletrônicos – feitos via Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Há manuais para os novos sistemas, como o Sigaa, e link para normativos. Na página inicial à esquerda, estão listados Serviços direcionados à comunidade estudantil, com links úteis sobre transporte, passe estudantil, alimentação e assistência estudantil, por exemplo. Há planos para a implementação de outras melhorias de atendimento, como a implantação de um chat no site.

A SAA é responsável pela execução de todas as rotinas acadêmicas – desde a expedição de documentos até o registro e controle das atividades da Universidade, portanto lida diretamente com o público estudantil. Durante todo o processo de reestruturação da página, discentes foram consultados para testar os novos recursos disponíveis e sugerir o que poderia ser integrado ao site.

Pedro Henrique de Farias, egresso da UnB dos cursos Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito e Sociologia colaborou com a equipe na elaboração da pesquisa e contribuiu com a listagem de necessidades de colegas que poderiam ser supridas pela página da secretaria. “Após análise da demanda dos alunos, os servidores da SAA revisaram o site em fase de teste para, apenas após consulta coletiva, ele ser liberado”, conta Rafaela Gonçalves.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB