NOTA DE PESAR

Márcia Abrahão e Enrique Huelva solidarizam-se com familiares e amigos do emérito, que esteve à frente da UnB entre 1993 e 1997

Neste 7 de julho, recebemos com profundo pesar a triste notícia do falecimento do ex-reitor João Claudio Todorov, em decorrência de complicações da doença pulmonar obstrutiva crônica. À frente da Universidade de Brasília entre 1993 e 1997, tendo sido também decano de Pesquisa e Pós-Graduação (1985) e vice-reitor de 1985 a 1989, Todorov foi professor e diretor (1991-1993) do nosso Instituto de Psicologia (IP). Tinha 80 anos de idade.


Psicólogo formado na Universidade de São Paulo (USP), mestre pela UnB e doutorado concluído na Arizona State University, Todorov recebeu os títulos de Professor Emérito e de Doutor Honoris Causa da UnB. Entre outras importantes realizações, criou o Laboratório de Análise Experimental do Comportamento e participou da fundação de revistas e sociedades científicas, como a Associação Brasileira de Análise do Comportamento, seu principal campo de atuação.

 

Professor na UnB desde 1973, Todorov nos brindou com inteligência, vivacidade e disposição para ensinar, orientar e pesquisar durante sua longa trajetória acadêmica e mesmo depois da aposentadoria. Presidente da Associação dos Docentes da UnB no final dos anos 1970, atuou sempre com afinco e coragem na luta pela educação pública e a autonomia universitária. Foi um dos mentores do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

 

João Claudio Todorov nos deixa, simbolicamente, um pouco antes de comemorarmos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, em 8 de julho. Sua vida e sua obra são exemplos a serem seguidos por cientistas e por todos que valorizam o ensino superior neste país.

 

Em luto oficial por três dias, a Universidade de Brasília solidariza-se com os familiares e amigos do ex-reitor.

 

Desejamos conforto neste momento difícil e doloroso.

 

Márcia Abrahão
Reitora

 

Enrique Huelva
Vice-reitor

Palavras-chave