NOTA

Gestores devem manter o funcionamento dos serviços considerados essenciais e estratégicos e informar ao Gabinete da Reitora

À comunidade universitária,

A Administração Superior expediu nesta segunda-feira o Ato n. 0419/2020, que estabelece o funcionamento administrativo da Universidade de Brasília durante a suspensão das atividades presenciais. As atividades administrativas serão realizadas preferencialmente por meio de trabalho remoto, até determinação em contrário.

O ato leva em consideração as disposições constantes em instruções normativas dos ministérios da Economia e da Saúde, as informações prestadas pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 da UnB e os impactos decorrentes do decreto do GDF nº 40.520, de 14 de março.

Os gestores das unidades acadêmicas e administrativas devem manter o funcionamento dos serviços considerados essenciais e estratégicos e informar ao Gabinete da Reitora, no prazo de três dias, o planejamento e a forma de funcionamento.

As unidades do Sistema de Bibliotecas da UnB permanecerão fechadas ao público. Somente será mantido em funcionamento o Restaurante Universitário do campus Darcy Ribeiro, para atendimento exclusivo ao público interno de estudantes, servidores, empregados públicos e terceirizados.

O ato diz como deve ser feito o controle de ponto neste período e prevê casos específicos, como o de portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes ou pessoas com idade superior a 60 anos.

Estabelece, ainda, procedimentos quanto a viagens nacionais e internacionais de servidores e estudantes. Estão suspensas as participações de servidores em treinamentos, congressos e eventos presenciais. As reuniões presenciais estão restritas a assuntos estritamente necessários, devendo ser utilizadas alternativas de teleconferência ou videoconferência quando possível.

As atividades acadêmicas presenciais (aulas, palestras, seminários, eventos similares e as colações de grau) permanecem suspensas. Conforme Resolução n. 0011/2020, o calendário acadêmico está mantido e, caso necessário, poderá ser objeto de nova avaliação do CEPE. O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem orientado as unidades acadêmicas na realização dos exercícios domiciliares.

A UnB continuará acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e manterá a comunidade informada.

Márcia Abrahão Moura
Reitora

Enrique Huelva
Vice-reitor