458ª reunião do Consuni aconteceu em 10 de maio

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília repudia os sucessivos cortes de orçamento e de bolsas de estudo implementados pelo Governo Federal, os quais têm impactos imediatos na qualidade e abrangência das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Essas medidas têm sido acompanhadas de campanhas de desqualificação das universidades públicas brasileiras e demonstram profundo desrespeito por essas instituições, que são responsáveis pela formação de milhares de pessoas e por mais de 90% da pesquisa e da inovação produzidas no país, aspectos fundamentais para o desenvolvimento e a soberania nacional.

As tentativas de promover disputas entre áreas do conhecimento desconsideram a relevância das Ciências Humanas e Sociais na produção científica. Além disso, é artificial a contraposição entre a educação superior e a educação básica, que também tem sofrido severos cortes.

O que se encontra sob ataque é, na verdade, a educação brasileira e a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais. Estão em risco, ainda, as conquistas decorrentes da expansão das universidades, que democratizaram o acesso à educação superior em todo o território nacional e ampliaram a formação de profissionais altamente qualificados em todas as áreas.

O Consuni reafirma o compromisso da Universidade de Brasília com a qualidade da educação superior e com a sociedade brasileira e conclama a comunidade a se mobilizar em defesa da Educação, da Ciência e da Tecnologia.

Brasília, 10 de maio de 2019.