INFORME

Após a consolidação dos novos campi, linhas e horários são alterados, priorizando períodos e itinerários de maior demanda

A partir do segundo semestre de 2018, o transporte gratuito para mobilidade entre os campi da UnB, conhecido como intercampi, terá uma nova escala de horários. O objetivo é otimizar o serviço de deslocamento de estudantes entre FCE, FGA, FUP e Darcy Ribeiro para a realização de atividades acadêmicas. A nova escala foi elaborada tendo em consideração o fluxo de passageiros no último semestre.

A medida está relacionada ao histórico de expansão da Universidade. "Na fase de estruturação dos novos campi, enquanto se implantava a infraestrutura e o corpo docente dessas unidades acadêmicas estava em fase de contratação, os estudantes precisavam cursar disciplinas fora, especialmente no campus Darcy Ribeiro. Assim podiam cumprir os créditos exigidos por seus cursos, sem atraso", contextualiza o prefeito do campus, Valdeci Reis. "Hoje, passados mais de 10 anos desde o início da estruturação dos novos campi, justifica-se o redimensionamento das linhas do intercampi", completa.

A definição dos horários e trajetos foi feita com base em um estudo, realizado no primeiro semestre de 2018, por um grupo de trabalho constituído por representantes de cada campus e da Prefeitura da UnB (PRC). "Mantivemos os traslados de maior procura, tanto com relação ao destino quanto ao horário, tendo em conta a função desse transporte: facilitar o deslocamento de estudantes para a realização de atividades acadêmicas ", pontua Valdeci Reis.

Novo itinerário do transporte público intercampi da UnB. Arte: Secom UnB

As principais mudanças foram no período da tarde. Linhas que realizavam itinerário entre os campi mais novos, Ceilândia e Gama, foram extintas. O diretor da Faculdade de Ceilândia (FCE), professor Araken Rodrigues, relata que algumas linhas atendiam apenas três estudantes, sendo que a capacidade dos ônibus ultrapassa 40 lugares. "Todas as disciplinas obrigatórias são oferecidas no próprio campus. Foram feitas alterações nas linhas, mas o serviço em si permanece", observa.

O transporte intercampi é disponibilizado para estudantes da UnB. Para usufruir do transporte, eles devem apresentar carteira estudantil. Para os calouros, basta apresentar o comprovante de matrícula.

ATENÇÃO – Este conteúdo é um serviço de utilidade pública à comunidade. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.