NOTA

Diretores de institutos e faculdades se manifestam em relação à ocupação do prédio

Os diretores de institutos e faculdades abaixo assinados vêm repudiar um novo ato de invasão do gabinete do reitor por um grupo de pessoas encapuzadas e desconhecidas da comunidade acadêmica. A invasão se deu na última quinta-feira (3), após o fim do expediente. O grupo em nenhum momento buscou dialogar previamente com a Universidade e nem mesmo apresentou, antecipadamente, quaisquer reivindicações.

Trata-se de pessoas cuja prática equivocada sobre a apropriação do bem público é estranha à comunidade universitária.

Somente depois de ocorrida a invasão, foi apresentada uma pauta de reivindicações, em que o tema principal era um "possível" atraso no pagamento das bolsas de assistência estudantil, programado para ocorrer até o quinto dia útil do mês.

A Universidade de Brasília sempre esteve comprometida com a manutenção e subsistência dos estudantes em situação de vulnerabilidade, um dos mais significativos pilares de apoio e democratização do acesso e permanência do corpo discente nesta instituição. Tanto que, a despeito das enormes dificuldades financeiras e econômicas por que passam a Universidade e o país, os pagamentos foram devidamente efetuados no dia de hoje (4).

Consideramos a invasão do gabinete do reitor completamente incompatível com o Estado Democrático de Direito. Estamos absolutamente convictos de que esta manifestação de intolerância não é representativa da comunidade da Universidade de Brasília.

A Universidade é viva e estará sempre atenta ao respeito ao diálogo, à cultura de paz e à tolerância.

Andrea Maranhão – Diretora do IB

Roberto Ellery – Diretor da FACE

Márcia Abrahão Moura - Diretora do IG

José Flávio Sombra Saraiva - Diretor do IREL