ELEIÇÃO

Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília divulga calendário do pleito para conselhos superiores

A Comissão Eleitoral informa a todos os servidores técnico-administrativos o calendário do processo eleitoral que irá eleger os membros representantes da categoria nos conselhos superiores da Universidade de Brasília (Conselho de Administração – CAD e Conselho Universitário – Consuni).

Importância dos Conselhos

A Universidade de Brasília abriga em suas estruturas regimentais, a formação de conselhos, câmaras e colegiados para garantir o compartilhamento das discussões e a tomada de decisões sobre o projeto de desenvolvimento da instituição, no âmbito administrativo e acadêmico. O modelo de gestões colegiadas assegura a transparência, a ação participativa, a consensualidade, permitindo a equidade entre os pares. Entre os vários conselhos na Universidade, destacam-se o CAD, que tem como atribuições deliberar sobre matéria administrativa, econômica, orçamentária, financeira e de desenvolvimento de pessoal, entre outras questões, e o Consuni, que é o órgão colegiado máximo da UnB, a quem cabe a formulação de políticas globais, além de propor alterações regimentais e estatutárias.

Participação e Ativismo

Quando discutimos a qualidade e a excelência das relações de trabalho e os aprimoramentos necessários dos serviços, das condições estruturais, das regras de convivência e dos ambientes de trabalho, ressalta-se a interação entre os servidores incorporados à instituição, com os processos e encaminhamentos, seja nas esferas hierárquicas dos setores, seja na ação ampliada da gestão da instituição. Participar dos processos decisórios permite o conhecimento sobre as situações e garante espaço para fazer propostas e ajudar na solução de problemas. A representatividade dos técnicos administrativos nos espaços deliberativos da Universidade de Brasília efetiva a ação democrática, assegura a luta dos trabalhadores e legitima o desempenho de suas funções no exercício de sua carreira, com benefícios ampliados a toda a categoria.

Das Eleições

Poderão ser eleitos até sete representantes para o CAD e nove para o Consuni.

Data da eleição: 18 e 19 de abril de 2017, das 8h às 18h, com exceção dos setores que funcionam em regime de plantão, onde o horário será das 7h às 19h.
Dos candidatos: os candidatos ao Consuni devem ter pelo menos cinco anos de efetivo exercício na UnB, conforme o artigo 13, parágrafo único, do Estatuto da UnB.
Da votação: poderão votar nos candidatos para CAD e Consuni os trabalhadores do quadro permanente da FUB em pleno exercício de suas funções.
Data e local da apuração: 20 de abril, a partir das 8h, no Auditório Antônio Rodrigues, na sede do Sintfub.