INFORME

Comissão tem 60 dias para apresentar relatório à administração, que tomará as medidas cabíveis

Entrada do Instituto Central de Ciências, o Minhocão. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A administração da Universidade de Brasília instaurou processo administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias da agressão cometida pelo estudante do Instituto de Letras Sérgio Reis Ferreira, de 38 anos, contra o colega do curso de Artes Visuais Danilo Santos de Aquino, 28 anos, na entrada do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. Na última sexta-feira (3), eles se envolveram em uma briga e Sérgio o atacou com uma tesoura, causando dois ferimentos na parte superior do tronco.

A comissão designada para apurar o caso tem 60 dias, prorrogáveis por mais 60, para apresentar suas conclusões à administração e sugerir as medidas cabíveis. Nesse período, o estudante será ouvido, com intuito de garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório.

No dia da ocorrência, a segurança do campus acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Sérgio foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, e liberado poucas horas depois. Danilo foi encaminhado ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia e por perícia do Instituto Médico Legal e segue internado.

Essa não é a primeira vez que Sérgio Reis se envolve em ocorrências no campus. Há, nos arquivos da segurança, 28 registros contra ele e, na Polícia Militar, 23.

SEGURANÇA – O caso foi trazido aos informes do Conselho de Administração (CAD) na quinta-feira (9). Representantes de unidades acadêmicas alocadas no ICC reclamaram de falhas na segurança. "Os vigilantes estão completamente despreparados para lidar com pessoas que aparecem ali descontroladas e ameaçam a comunidade", criticou o vice-diretor do Instituto de Ciências Humanas, Perci Coelho de Souza.

A Prefeitura do Campus informou aos conselheiros as ações que já estão sendo tomadas para melhorar a segurança. Uma delas é a instalação de corredores de iluminação em áreas sensíveis. Além disso, o ICC deve ser fechado durante a madrugada – das 23h às 6h – e apenas pessoas identificadas poderão circular. Nas próximas semanas, a administração deve criar um fórum permanente de diálogo com os estudantes para a discussão de outras medidas.