A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi a palestrante convidada para o evento de abertura das atividades letivas da unidade no 1º/2021

No ano em que é comemorado o centenário de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, a Faculdade de Educação (FE) da UnB escolheu o tema para abrir o período de aulas do primeiro semestre letivo. Por conta das alterações de calendário trazidas pela pandemia, o 1º/2021 começou em julho. No dia 26, a governadora do Rio Grande Norte, Fátima Bezerra, participou do evento on-line destinado à comunidade da FE.

Sob o título Esperançar, a palestra foi voltada ao legado do filósofo e educador brasileiro e os rumos que podem ser traçados no país a partir daí. “Falar sobre Paulo Freire é resgatar o histórico do legado humanitário, filosófico e educacional, não só para a educação brasileira, mas de vários outros países que beberam da fonte de suas ideias”, pontuou Fátima Bezerra. A professora contou que ela mesma teve seu direito à educação negado, quando ficou dois anos sem estudar por falta de escolas para seu nível acadêmico na cidade em que morava.

Os presentes destacaram a relevância de apoiar a universidade pública como instituição. Imagem: Reprodução/Cead

A governadora destacou a relevância dos princípios de Paulo Freire para o ensino, não só no Brasil, mas em toda a América Latina e em diversos lugares ao redor do mundo: uma educação problematizadora, dialógica, democrática e emancipadora, que colaboram para educação libertadora e que rompe barreiras de um sistema elitizado e seletivo, cenário especialmente agravado em meio à pandemia do novo coronavírus.

“As ideias de Paulo Freire continuam válidas. Não só porque ainda precisamos de democracia, cidadania e justiça social, mas porque as escolas e sistemas educacionais encontram-se frente a grandes novos desafios e retrocessos”, avaliou. Segundo ela, a educação é política, não no sentido partidário, mas de discutir a realidade da vida como ela é.

Fátima Bezerra salientou a importância da atuação de estudantes, professores e líderes das universidades na valorização da cultura e na luta por um sistema mais igualitário, verdadeiramente embasado nas ideias de Paulo Freire, relembrando uma das mais célebres frases do educador: “A educação é um ato de amor”.

O tema foi aclamado por todos os participantes do evento e pelos espectadores via chat. A reitora Márcia Abrahão afirmou que Fátima Bezerra sempre foi um exemplo para as mulheres na política e na gestão e destacou o papel da UnB no Brasil. “É uma universidade à frente de seu tempo, uma universidade de resistência, comprometida com a sociedade, com a qualidade, com a democracia, com a inclusão e com a diversidade.”

Vice-diretor da FE, José Luiz Villar Mella defendeu a importância de demonstrar apoio às universidades públicas, à pesquisa e à extensão. “Só é possível solucionar crises e crescer se você tem universidades fortes."

Assista à íntegra do evento:

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.