SIGAA

Mesmo com novo sistema, primeiro período de solicitações superou a média dos semestres anteriores (sem pandemia). Rematrícula começa no dia 21

Os estudantes terão, agora, entre os dias 21 e 25 de janeiro, um período de rematrícula, no qual poderão fazer novos pedidos em disciplinas. Depois disso, haverá, ainda, o período de matrícula extraordinária, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro. Foto: Secom/UnB

 

No primeiro período de solicitação de matrícula dos estudantes de graduação, entre os dias 4 e 12 de janeiro, mais de 81% dos discentes fizeram pedidos pelo SIGAA, o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas. O percentual está dentro da média histórica e superou, por exemplo, o alcançado no semestre anterior (1º/2020), ainda antes da pandemia e com o antigo Matrícula Web, de cerca de 76%.

 

"A primeira etapa da matrícula terminou no dia 12 de janeiro de uma forma que considero bastante satisfatória. Como é comum quando há mudança nos sistemas utilizados, o primeiro dia teve alguma lentidão, mas que rapidamente foi sanada pela STI [Secretaria de Tecnologia da Informação]", avaliou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

 

Esta é a primeira vez em que todo processo da matrícula está sendo feito pelo Sigaa. No ano passado, a matrícula ainda foi feita no Sigra, o que obrigava técnicos e docentes a estarem fisicamente na Universidade para realizar alguns dos procedimentos. A possibilidade de realizar tudo de maneira remota é uma das vantagens do sistema.

 

“Estivemos monitorando o sistema ao longo de toda essa primeira etapa, para atuar de forma proativa e reduzir eventuais indisponibilidades ou lentidão", afirma o secretário da STI, Jacir Bordim.

 

O processamento desta primeira fase de solicitações, pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), terminou nesta segunda-feira (18). Os estudantes terão, agora, entre os dias 21 e 25 de janeiro, período de rematrícula, no qual poderão fazer novos pedidos em disciplinas. "Estamos, neste momento, em forte diálogo com os coordenadores de curso, tirando dúvidas, por e-mail e WhatsApp, sobre como eventualmente aumentar as vagas e auxiliar os estudantes", afirma o professor Diêgo.

 

>> Confira o calendário de matrículas da graduação do 2º/2020

 

PRIORIDADES – Além de permitir toda a gestão de dados de forma remota, o Sigaa possibilita a visualização integral das disciplinas que compõem cada curso. Isso dá mais autonomia para os estudantes, que têm liberdade para montar sua grade. As matérias obrigatórias, optativas e equivalentes aparecem sinalizadas pelo próprio sistema.

 

As prioridades de matrícula também são observadas durante todo o processo. A prioridade um é para os estudantes que estão aderentes ao fluxograma do curso. Em seguida, vêm os prováveis formandos. Depois, os alunos que precisam organizar sua estrutura curricular (por exemplo, os que estão no sexto semestre, mas dependentes de uma matéria do terceiro). A prioridade quatro são os estudantes que se encontram adiantados no fluxograma. Por fim, o último critério de prioridade são os alunos para os quais a disciplina solicitada não é obrigatória.

 

"Os cursos também reservam vagas em turmas específicas, voltadas para seus alunos. Isso aparece indicado por meio de ícone no sistema", detalha o chefe do Serviço de Cursos, Currículo e Ofertas da SAA, Henrique Soares.

 

Segundo Henrique, as grades de pré-matrícula apresentadas pelo antigo sistema (Matrícula Web) só eram aceitas por cerca de 30% dos graduandos. "Ou seja, a grande maioria das pessoas optava por escolher como seria seu semestre. Com o Sigaa, isso fica enormemente facilitado", diz.

 

REMATRÍCULA – De 21 a 25 de janeiro, ocorrerá o período de rematrícula. Nesse período, os alunos que não conseguiram se matricular em determinada turma por falta de vagas podem pedir outra turma, da mesma disciplina, que ainda tenha vagas remanescentes, seguindo a mesma ordem de prioridade da etapa de matrícula. O processamento da rematrícula seguirá até o dia 29 de janeiro.

 

Depois disso, haverá, ainda, o período de matrícula extraordinária, de 30 de janeiro a 12 de fevereiro. Nesse momento, o estudante poderá se matricular em disciplinas que ainda tenham vagas, desde que ele tenha os pré-requisitos, sendo o atendimento processado por “ordem de chegada”.

 

"É uma grande mudança para a comunidade da UnB e, como toda mudança, ela exige novos aprendizados. Mas já é visível para todos que o sistema tem inúmeras vantagens e vai aprimorar ainda mais o acompanhamento acadêmico feito pela Universidade", observa a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, que preside a comissão de implantação do SIG.

 

Leia também:

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> Pesquisa aponta para desequilíbrio na ação de proteínas como principal causa das formas graves de covid-19

>> UnB integra projeto de tradução de maior dicionário jurídico on-line mundial

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.