MODERNIZAÇÃO

Comissão de implantação do sistema compilou respostas às principais dúvidas apresentadas pela comunidade acadêmica

SIGAA tem facilidades para o cotidiano universitário. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

 

O novo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas, o SIGAA, será a principal ferramenta de administração da vida acadêmica do estudante na retomada, em modo remoto, das atividades de ensino, prevista para iniciar em 17 de agosto.

 

Pensado como ferramenta de integração entre os sistemas da Universidade, o SIGAA foi escolhido por possibilitar, com um único login, acesso a muitos dos serviços de gestão da vida acadêmica oferecidos pela UnB. Para extrair o melhor que o sistema tem a oferecer, é preciso explorá-lo. Das facilidades contidas nos menus, há serviços como emissão de histórico escolar, atestado de matrícula, declaração de vínculo com a instituição, matrícula e ajustes, só para citar algumas. 

 

O sistema, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é adotado por outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e busca se alinhar às facilidades e linguagem utilizadas nas IFES, de forma geral. Assim, a comunicação entre as instituições, em caso de apresentação de um histórico escolar, por exemplo, fica facilitada ao utilizar terminologias mais comuns, como horas/aula em lugar de créditos por disciplina, termo que é padrão na UnB.

 

A ideia de adotar o sistema é antiga na Universidade e se concretizou com o trabalho incessante de técnicos e da administração superior. Desde 2018, equipes se dedicam para que haja compatibilização entre bases de dados e sistemas antigos, de forma que o SIGAA se adeque à realidade da Universidade de Brasília.

 

Durante os trabalhos de implantação, questões particulares do público da Universidade foram levadas em consideração. Isso permitiu maximização dos ganhos de uma plataforma integrada, aceitando que a mudança seria benéfica, principalmente por um projeto utilizado em diversas instituições.

 

Pensando na mudança, a Secretaria de Comunicação, em conjunto com a Comissão de implantação do SIGAA na UnB, compilou em um FAQ* as principais dúvidas do público ao longo do período de adaptação. Abaixo, você encontra as respostas para essas dúvidas. Recomendamos ainda a leitura dos manuais do sistema e do FAQ da página do SIGAA, que contêm outras questões.

 

O objetivo do novo sistema é facilitar a vida acadêmica. Sabemos que mudanças são trabalhosas, mas estamos aqui para fazer o melhor possível durante esse período de transição. Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estamos aqui para ajudar.

 

Como faço para visualizar a consulta da oferta de disciplinas com número de vagas totais, número de vagas disponíveis e reservas para calouros?

Essas informações estão disponíveis no portal público do SIGAA, sem necessidade de fazer login. É preciso buscar a disciplina selecionando o nível de ensino, unidade e período da consulta.

 

Como entender os dias e horários de aulas?

Em caso de dúvidas, é possível passar o mouse sobre o sinal de interrogação logo ao lado das turmas. Uma legenda explicativa será aberta.



Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nessa ordem, os dias da semana, turno e horários.

Segunda-feira é representada pelo número 2; terça-feira, pelo número 3; quarta-feira, pelo número 4; quinta-feira, pelo número 5; sexta-feira, pelo número 6.
Horários da manhã começam com a letra M;
Horários da tarde começam com a letra T;
Horários da noite começam com a letra N.
Ao longo do dia, cada hora representa um horário. O primeiro é de 8h às 9h; o segundo de 9h às 9h50; e assim por diante.

Dessa forma, temos, por exemplo, 246M34, em que:
246 significa segunda, quarta e sexta;
M significa o turno matutino;
34 significa terceiro e quarto horários.
Essa disciplina seria ofertada, então, às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 10h às 11h50.

 

Como pedir disciplinas?

É importante saber que, na retomada, no período de 2020/1, essa ação se dará de forma excepcional. As matrículas em disciplinas já haviam sido realizadas pelo MatrículaWeb e foram migradas para o SIGAA, não sendo necessário solicitar novamente a matrícula.

Caso haja necessidade de ajuste (retirada ou inclusão de disciplinas), o procedimento deverá ser feito pela funcionalidade SIGAA=> Portal do discente=> Outros=> Coordenação de Curso=> Atendimento ao Aluno.

Excepcionalmente, dada a pandemia de covid-19, o ajuste também poderá ser solicitado por e-mail, para a coordenação do curso, ou pelos telefones 3107 0521 ou 3107 0522.

Lembramos que o ajuste é uma situação excepcional e que não é necessário rematrícula, uma vez que as matrículas feitas para o 2020/1, antes da pandemia, continuam válidas e serão ajustadas pelas unidades.

 

Onde posso emitir documentos?

Estudantes de graduação regularmente registrados na UnB têm acesso ao Atestado de Matrícula, Histórico Escolar e Declaração de Vínculo por meio do SIGAA. Todos esses documentos podem ser emitidos por meio da aba Ensino, no portal do discente.

 

Como identifico, no sistema, disciplinas de módulo livre e optativas?

Ao emitir seu histórico, você provavelmente irá notar que há símbolos ao lado das disciplinas. No SIGAA, as disciplinas de módulo livre passaram a se chamar eletivas e estão identificadas pelo símbolo #. Já as matérias optativas são identificadas pelo símbolo *.

 

Sou ex-aluno. Como faço para emitir documentos no SIGAA?

Ex-alunos não foram migrados para o SIGAA, somente aqueles com registro ativo na instituição. Se você é ex-aluno, deve solicitar a emissão do documento do qual precisa por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Como realizar o autocadastro?

O autocadastro é feito pelo portal de acesso ao SIGAA.

 

Como posso emitir meu histórico em inglês e onde acho o ementário com autenticação eletrônica?

Infelizmente, a emissão de histórico em língua inglesa ainda não está disponível para os estudantes, assim como o histórico com ementas e autenticação eletrônica. No entanto, as equipes da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) e Secretaria de Tecnologia de Informação (STI) estão trabalhando para que, em breve, também seja possível o acesso descomplicado a esses documentos por meio da plataforma.

 

Onde foram parar meus créditos e qual a equivalência com horas/aula?

Na Universidade de Brasília, cada crédito corresponde a 15 horas/aula. A única mudança é que, em lugar de utilizar a informação em créditos, o novo sistema já traz a carga horária, como utilizado em outras instituições. Uma disciplina de 4 créditos, equivale a 60 horas/aula. O SIGAA já traz para o estudante a carga horária, não mais mostrando a quantidade de créditos como unidade padrão.

 

Como posso saber quantas e quais matérias obrigatórias já cursei e as que faltam?

O histórico do SIGAA mostra, além das disciplinas obrigatórias pendentes, a quantidade de horas em componentes obrigatórios, optativos, atividades complementares (quando o curso exige) e o total de horas totais pendentes. Cada 15 horas/aula são equivalentes a um crédito.

 

Quais documentos o SIGAA fornece?

Com a mudança de sistema, o estudante de graduação continua a ter acesso aos documentos necessários para a vida estudantil, mas com outro nome.

No SIGAA, o estudante pode emitir instantaneamente os seguintes documentos:
- Atestado de matrícula, que substitui a declaração de grade horária;
- Declaração de vínculo, que substitui a declaração de aluno regular;
- Histórico escolar, que congrega, em um único documento, informações como as pendências do estudante, declaração de provável formando e declaração de formado (se for o caso).

 

Meu IRA está correto?

O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do SIGAA é o mesmo que constava no SIGRA. Caso o estudante identifique alguma divergência, recomendamos entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não fique com dúvidas, estamos aqui para ajudar!

 

 

*Frequently Asked Questions, no original em inglês, perguntas frequentes, em tradução livre

 

Leia mais: 

>> O SIGAA está no ar!

>> Conheça o novo sistema integrado que irá facilitar a vida acadêmica

>> Docente, faça seu autocadastro

>> Coordenadores de curso e secretários de unidades serão capacitados no SIGAA

>> Prestes a ser lançado, SIGAA é testado por futuros usuários

>> Pesquisa quer saber como novo coronavírus influencia comportamentos de mobilidade

>> Pesquisadores da UnB desenvolvem formas aprimoradas do álcool em gel

>> Campanha UnB Solidária arrecada doações para pessoas em vulnerabilidade e para hospitais

>> Em maratona de inovação, estudantes apresentam ideias para uma retomada segura

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.