INGRESSO

Candidatos convocados deverão fazer o registro pela internet, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. Processo seletivo não possui lista de espera

A Universidade de Brasília divulgou, nesta quinta-feira (27), a lista dos convocados em segunda chamada no Acesso Enem UnB. Os calouros devem fazer o registro acadêmico on-line entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 9h às 18h. As aulas iniciam em 9 de março.

O primeiro passo do registro é digitalizar e fazer o envio dos documentos exigidos para ingresso. O upload é feito por meio de link específico, disponível a partir de 28 de fevereiro na página do Acesso Enem UnB. A relação dos documentos obrigatórios está na Agenda do Calouro, onde também estão detalhados os prazos de cada etapa.

>> Entenda como funciona o registro acadêmico on-line

O Acesso Enem UnB é uma das três principais formas de ingresso na instituição – ao lado do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Vestibular. Qualquer pessoa, de qualquer parte do país, pode tentar a vaga utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seguindo as regras do edital, que, para o processo em andamento, foi lançado em 12 de novembro de 2019. A Universidade destina 25% de suas vagas anuais para esta forma de ingresso.

MUDANÇA – Este foi o primeiro ano do Acesso Enem UnB. Até 2019, a Universidade adotava o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), como ferramenta de seleção. “É importante deixar claro que deixamos de usar o sistema [SiSU], não a nota do Enem. Além disso, a inscrição nesse processo seletivo é gratuita, uma vez que a pessoa já pagou para fazer a prova do Enem”, ressalta a professora Symone Jardim, diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG).

A mudança foi discutida por dois anos e aprovada tanto na Câmara de Ensino de Graduação quanto no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

CHAMADAS – O Acesso Enem UnB prevê a realização de tantas chamadas quantas forem necessárias para o preenchimento total das vagas, assim como ocorre nos demais processos seletivos da UnB. Não há lista de espera, como havia no SiSU. Caso ainda haja vagas ociosas, pode acontecer uma terceira chamada. Candidatos devem ficar atentos.

>> Acesse a lista dos convocados segunda chamada no Acesso Enem UnB
>> Confira o site do certame na página da organizadora