COMEMORA, CALOURO!

Euforia marcou a divulgação do resultado no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro. Próxima etapa é o registro acadêmico, que começa nesta quinta (23)

Público correu para conferir as listas afixadas em painéis no Teatro de Arena. Foto: Raquel Aviani/Seocm UnB

A família de Luiz Augusto Amorim estava vibrante na tarde desta quarta-feira (22). Mal se continha atrás das fitas de isolamento que separavam o público das listas com nomes de aprovados em primeira chamada no Subprograma 2017 do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB. “Estamos esperando para ver se ele vai ser o primeiro ou o segundo lugar”, dizia a mãe, Vânia Amorim, confiante e orgulhosa.

Às 17h, o Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro irrompeu em emoções. Lágrimas, gritos e abraços representaram, com precisão, os sentimentos daqueles que comemoravam a aprovação. Para este primeiro semestre, 1.951 jovens têm a oportunidade de tornarem-se estudantes de cursos de graduação na Universidade de Brasília.

Ana Carolina de França e Thássio Veras, do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia, comemoraram juntos o resultado. “Eu tinha dúvida, insegurança”, conta a caloura de História. “Como não estudamos em escola particular e sabemos da diferença entre o ensino, estudamos muito juntos”, acrescenta o rapaz, aprovado para Enfermagem.

O resultado revelou ainda que a mãe de Luiz Augusto estava certa em sua projeção. O filho conquistou a vaga em Medicina ficando com o segundo lugar geral entre os aprovados. “Ah! Foi por um ponto só!”, contou o calouro ao pai, sobre a diferença que o separou do agora colega de curso Gustavo Gentil, primeiro colocado geral.

Luiz Augusto Amorim (Medicina) e o pai, Luís, comemoram o segundo lugar geral no Subprograma 2017-2019 do PAS. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O trajeto dos dois até a vitória não foi simples. Medicina foi o curso mais concorrido no certame, com demanda de 57 candidatos por vaga. O segredo de Luiz valeu para Ana Carolina e Thássio: muito esforço. “Estudei três anos, fiz cursinho. Tudo com bolsa. Não tive vida social”, confessou o futuro médico.

Ana e Thássio, que iam juntos para a biblioteca quando a aula acabava, contam que ainda saíam com amigos, mas que o segredo foram as obras do PAS. “Lemos todas, revisamos muito. Somos amigos desde o segundo ano e estudávamos juntos”, rememorou a caloura.

Veteranos também estavam presentes para recepcionar os aprovados. Beatriz Nogueira e Arthur Nóbrega, amigos do curso de Artes Cênicas, carregavam um cartaz para chamar a atenção dos calouros. “A gente acha importante ter essa ligação com quem entra, para que se sintam acolhidos”, disse Beatriz. Para eles, a recepção quando entraram foi fundamental e merece ser repetida. “É um curso que inspira muito amor. Semestre passado meus veteranos vieram e hoje somos nós”, refletiu Arthur.

REGISTRO – Os potenciais calouros devem ficar atentos à etapa de registro acadêmico, isso porque a fase é obrigatória para que o aprovado se torne de fato estudante da Universidade. A partir desse semestre, o processo será feito pela internet, sem necessidade de comparecer aos campi.

>> Registro acadêmico na UnB agora é on-line

Ana Carolina (História) e Thássio (Enfermagem) estudaram juntos e eram só emoção, até enquanto ligavam para as famílias. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Aprovados cujos nomes foram divulgados nesta quarta (22) devem fazer upload dos documentos exigidos para registro na página do Cebraspe entre os dias 23 e 26 de janeiro, de 9h às 18h. O resultado provisório será disponibilizado na data provável de 29 de janeiro, e os recursos aceitos nos dias 30 e 31 de janeiro. A partir do dia 4 de fevereiro, o estudante deve ter o resultado definitivo do registro em mãos. Já o acesso ao número de matrícula será liberado provavelmente no dia 6 de fevereiro, a partir das 8h.

Com tantas nomenclaturas novas, o calouro precisa ficar atento a uma novidade: na UnB, registro é a etapa que vincula o estudante à instituição. Só assim ele passa a ser ligado à Universidade, tem acesso ao número de matrícula e pode realizar matrícula em disciplinas, que é outra etapa. Todas as datas e instruções podem ser conferidas na Agenda do Calouro.

>> Confira aqui como funciona o registro dos calouros

>> Confira aqui o passo a passo do registro no vídeo da UnBTV