INGRESSO

Publicação traz conteúdos importantes sobre o Programa de Avaliação Seriada e é destinada a pais, alunos e docentes

 

Os estudantes interessados em participar do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) podem contar com uma nova ferramenta que auxilia no entendimento de como funciona a seleção. Produzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, o Guia do PAS 2014 está disponível no site www.cespe.unb.br/pas.

 

O editor da Gerência Editorial do Centro, professor José Otávio Guimarães, conta que o Guia foi desenvolvido com o objetivo de aproximar o edital, documento que rege a seleção, dos estudantes. “A ideia que colocamos em prática foi a de uma publicação com uma linguagem mais informal e gráfica, apropriada para os candidatos que realizam o programa, que estão na faixa etária entre 14 e 16 anos. Além disso, as ilustrações transformam os dados editalícios em um conteúdo simples de ser absorvido”, afirma o professor.

 

A versão final do Guia foi aprovada pelo Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília, que também participou ativamente da produção. O decano Mauro Rabelo pontua que os estudantes encontrarão na obra informações essenciais para entender a dinâmica de funcionamento do PAS/UnB, que se difere das demais modalidades de ingresso. “É fundamental que os alunos se dediquem aos estudos desde a primeira etapa, pois as pontuações se acumulam na medida em que o processo avança”, comenta Rabelo.

 

Versão em PDF

 

Clique aqui para ampliar a versão em flip page

 

 

DÚVIDAS – As informações disponibilizadas no Guia são para os três Subprogramas em andamento – 2012-2014 (terceira etapa), 2013-2015 (segunda etapa) e 2014-2016 (primeira etapa). A equipe da Gerência Editorial dedicou atenção especial para os procedimentos que causam dúvidas entre os candidatos. "A homologação da inscrição foi descrita de maneira objetiva e simples, para que os estudantes compreendam como essa etapa deve ocorrer e saibam acompanhar o processo nas próprias escolas para garantir que a inscrição seja efetivada", destaca José Otávio.

 

Outra parte do edital abordada com detalhes no Guia foram os sistemas disponíveis para ingresso na UnB por meio do programa. Em 2014, a Universidade passou a adotar o Sistema de Cotas para Negros também no PAS/UnB, como já é feito no Vestibular da Instituição. Além desse, o programa reserva vagas no Sistema de Cotas para Escolas Públicas e no Sistema Universal. O Guia traz uma tabela ilustrativa para que os leitores entendam como funciona a distribuição das oportunidades.

 

Apesar de servir como um auxílio extra para facilitar o entendimento das normas da seleção, pais, alunos e professores devem lembrar que os documentos que regem o Programa são os editais de cada etapa. “O Guia não substitui a leitura completa dos editais de abertura, porque eles contêm outras informações importantes que devem ser observadas”, ressalta Mariana Carvalho, editora-assistente da Gerência.

 

ESCOLAS – O Guia do PAS 2014 pode ser acessado no site www.cespe.unb.br/pas, nos formatos flip page e PDF. A publicação também será distribuída em versão impressa para mais de 3 mil escolas públicas e particulares espalhadas pelo Brasil e que estão cadastradas na página do Cespe. Mariana explica que a obra deve servir como documento de consulta para cada instituição de ensino: “Com o Guia, oferecemos um acompanhamento completo da jornada do PAS/UnB, desde as instruções referentes à primeira etapa até à conclusão, com a geração do boletim de desempenho”, conclui.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.