ÓRGÃOS COLEGIADOS

Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira e Bacharelado em Educação Física serão os novos cursos ofertados

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

O Conselho Universitário da UnB aprovou a criação de dois novos cursos nesta sexta-feira (10): Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (LSB). A votação aconteceu no auditório da Reitoria.

 

“Por orientação do MEC e em substituição à Licenciatura Plena, é criado o Bacharelado, que permite a atuação profissional fora do ambiente escolar”, disse o diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho. "Na UnB, existe o curso de Licenciatura", explicou.

 

O curso de LSB (Português como Segunda Língua) vai ser criado no Departamento de Linguística e Línguas Clássicas do Instituto de Letras (IL).

 

“Já temos dois professores de libras para pedagogos”, disse a relatora Carmenísia Aires, professora da Faculdade de Educação. “O curso expressa um compromisso constitucional”, completou.

 

HOMENAGENS – Por aclamação, o Consuni aprovou a outorga de título a duas professoras da UnB. O de Professora Emérita à Suzana Pinheiro Machado Müller, da Faculdade de Ciências da Informação, e o de Doutora Honoris Causa à salvadorenha Maria Isabel Rodrigues, da Faculdade de Medicina.

 

ADMINISTRAÇÃO – O regimento interno da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e o da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) também foram aprovados pelo Consuni nesta sexta-feira (10) “com algumas alterações para adequação à lei”.

 

Para melhor apreciação do tema, a votação do regimento interno do Arquivo Central da UnB e da criação do Sistema de Arquivos (SAUnB) foi adiada para a próxima reunião do Consuni.

 

“A implantação pede atendimento aos prazos da lei de acesso à informação e a participação do CPD, porque vamos precisar de TI”, disse o professor da Ciência da Computação Marcelo Ladeira.

 

Com seis abstenções, a ata da última reunião também foi aprovada. Esta foi a 421ª reunião do Consuni.

 

INFORMES – O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, chamou a atenção para os trabalhos da UnB que receberam o Prêmio Capes de Tese e para o reconhecimento do pesquisador Ennio Palmeira da FT. Palmeira recebeu recentemente o Prêmio Terzaghi.

 

Na ocasião, o Diretório Central dos Estudantes elogiou o novo sistema de vigilância no campus da UnB. “Tivemos um problema esta semana que foi resolvido em poucos segundos”, disse um representante do DCE.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.