EXCELÊNCIA

Renovação de reconhecimento atesta qualidade do curso instituído em 1969

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Único no Distrito Federal e um dos melhores cursos de graduação do país. Essas são distinções da licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília, avaliada este mês com nota 5 - a máxima possível - pelo Ministério da Educação. A menção faz parte de processo de renovação de reconhecimento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A avaliação considera três aspectos centrais: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. Em todos os quesitos o curso registrou bom desempenho. A comissão do MEC esteve na Universidade de Brasília em setembro e visitou a nova sede do Instituto de Ciências Sociais (ICS), localizada entre a Faculdade de Direito e a Colina. Salas de aula, laboratórios, coordenação de estágios e biblioteca estão entre os espaços inspecionados.

Para a coordenadora de Licenciatura do ICS, Haydée Caruso, o desempenho reflete avanços recentes e evidencia a qualidade dos professores do curso, todos doutores e contratados em regime de dedicação exclusiva. “A nova infraestrutura também tem peso importante. Ela impulsiona nossas atividades de ensino pesquisa e extensão. Além disso, temos um processo de reformulação do currículo, iniciado em 2012, que valoriza a licenciatura”, afirma.

Na análise da professora Haydée, a tendência é que o curso siga em aprimoramento. Ela destaca a conquista de apoio recente para o estimulo à docência. “Pela primeira vez conseguimos bolsas para o Pibid e o Prodocência. São avanços importantes”, diz em relação aos programas financiados pela Capes. A licenciatura em Ciências Sociais foi contemplada com dez bolsistas em cada um deles.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

ATUAÇÃO – Desde 2008, lei nacional inclui a Sociologia como matéria obrigatória nos currículos do ensino médio. No Distrito Federal, a determinação existe desde 1999. Segundo a secretaria de educação local, os professores formados da UnB são maioria entre os que atuam nas escolas das regiões administrativas e na capital do país.

De acordo com Haydée Caruso, as disciplinas no ensino médio abordam sequencialmente assuntos introdutórios de antropologia, sociologia e ciência política. No âmbito do Pibid, hoje em curso na Licenciatura em Ciências Sociais, professores e estudantes são provocados a reflexões sobre temas como gênero, intolerância, racismo e desigualdade social.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.