CÁLCULO

Competição para resolver cálculos de funções reuniu 200 alunos de Engenharia. Primeiro e segundo lugares foram conquistados por mulheres

Em um curso dominado por homens, Beatriz de Souza Rodrigues levou a melhor. A estudante foi coroada Rainha da Derivada. Duzentos estudantes de Engenharia competiram neste final de semana para resolver cálculos de funções na Faculdade UnB Gama. A derivada serve para calcular a inclinação da reta tangente a uma curva. Pode ser aplicada em vários setores, para calcular desde a trajetória de um satélite até o custo mínimo e o lucro máximo de uma empresa.

Beatriz não foi a única que superou a maioria masculina de competidores. O segundo lugar do concurso é de Ana Carolina Ávila Santos. A competição foi criada pelo professor Ricardo Fragelli como uma forma de despertar o interesse dos alunos. "Não foi uma surpresa, mas foi uma notícia agradável. As meninas são estudantes de altíssima qualidade, são muito aplicadas", conta Fragelli, que organizou a competição ao lado do professor Adson Rocha.

Alunas do curso de Engenharia ganham concurso com predominância masculina. Foto: Divulgação/UnB Agência

Apesar da vitória feminina, Fragelli faz questão de ressaltar que os homens também foram bem na competição. "Não é uma guerra de gênero. Dos oito finalistas, quatro eram meninos e quatro eram meninas", lembra o professor.

A cada etapa da competição, os estudantes trocavam as duplas e iam sendo classificados pela pontuação alcançada. Quando sobraram quatro, eles tiveram de resolver o problema individualmente. Ganhou quem acumulou mais pontos. Para participar, foram cobrados 10 quilos de alimentos. O grupo arrecadou 2,1 toneladas, que serão doadas às vítimas das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

Confira abaixo os outros vencedores:

Os quatro melhores:

Os oito melhores: