ESPORTE

Mais de 4 mil vagas para diversos cursos têm sido oferecidas todos os semestres na Universidade de Brasília. Sisu, PAS e vestibular tradicional são as principais formas de ingresso

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Diversidade é a palavra que melhor define o acesso à Universidade de Brasília. Hoje, várias são as opções de ingresso para quem deseja cursar um dos 97 cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. No total, cerca de 4 mil vagas são disponibilizadas por semestre para mais de 150 habilitações.

As principais formas de admissão são o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na classificação dos candidatos, o PAS (Programa de Avaliação Seriada) e o vestibular tradicional, que desde 2014 acontece apenas no meio do ano.

Sisu 2015

UnB adota Sisu como forma de ingresso

Guia do PAS

PAS completa 18 anos

Vestibular tradicional

COTAS – Na hora da inscrição, o candidato pode optar por concorrer no sistema de cotas sociais (para aqueles que fizeram ensino médio em escolas públicas) ou no sistema de cotas para negros. A opção vale para a maioria das formas de ingresso na UnB. Para estudantes indígenas, a UnB oferece 10 vagas por semestre.

Entenda a evolução das cotas na UnB

HABILIDADES ESPECÍFICAS – Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Música exigem provas de habilidades específicas e, por isso, não participam do Sisu.

Estudantes interessados nesses cursos devem ficar atentos ao edital VestHE, lançado junto com as regras para o Sisu. A seleção também utiliza as notas do Enem.

CURSOS ESPECIAIS – Candidatos aos novos cursos da UnB – Licenciaturas em Educação do Campo e em Letras/Libras – fazem vestibulares específicos para essas carreiras.

Clique para ampliar. Ilustração: Ana Rita Grilo/UnB Agência

VAGAS OCIOSAS – Caso nem todas as vagas sejam ocupadas pelos aprovados no Sisu, PAS e vestibular, são realizados três outros processos seletivos.

O primeiro deles usa as notas do Enem para preencher vagas remanescentes. Em geral, isso ocorre após a última chamada das principais seleções.

O restante das vagas é destinado à transferência facultativa de alunos que já cursam a graduação e desejam continuar os estudos na UnB.

Interessados numa segunda formação podem concorrer a uma vaga na Universidade de Brasília como portador de diploma de nível superior.

ACORDOS E CONVÊNIOS – A UnB adota ainda modalidades de acesso que independem de existência de vagas. É o caso da transferência obrigatória para servidores civis e militares e de acordos (PEC-G) e convênios com outras instituições no Brasil e no

exterior (mobilidade acadêmica, intercâmbio cultural e matrícula cortesia).

A DISTÂNCIA – Existe ainda vestibular para estudantes interessados nos cursos a distância oferecidos pelo programa UAB (Universidade Aberta do Brasil). As provas costumam ser aplicadas a cada dois anos nos polos presenciais de ensino.

Confira aqui os editais das últimas seleções da UnB.