MENSAGEM

Márcia Abrahão e Enrique Huelva destacam relevância dos docentes para a sociedade e papel desempenhado em ensino, pesquisa, extensão e gestão dentro da UnB

Queridas(os) colegas docentes,

A docência é uma das atividades mais nobres e complexas de nossos tempos. É essencial para a formação de cidadãos comprometidos com a transformação social e com a preservação do planeta para as futuras gerações.

Nas universidades públicas brasileiras, além das atividades de ensino, na graduação e na pós-graduação, fazemos também pesquisa, extensão e gestão ao longo da carreira, embora a remuneração esteja aquém das de outras profissões do país que exigem qualificação e responsabilidades similares.

Como resultado de nossa atuação, ao lado de técnicos e estudantes, nossas instituições são sempre as melhores colocadas em avaliações oficiais do Ministério da Educação e também em rankings nacionais e internacionais. A UnB aparece como a quinta melhor universidade federal e uma das principais da América Latina no Times Higher Education (THE) 2020.

As universidades públicas são também propulsoras da ciência nacional: mais de 90% da produção científica ocorre em instituições como a UnB. Temos atuação igualmente robusta na extensão, como pode ser observado na última edição da Semana Universitária, com mais de 900 atividades realizadas.

Ainda assim, e lamentavelmente, assistimos a crescentes ameaças contra o ensino superior público e o sistema científico, tecnológico e de inovação do país, construído com muita competência e responsabilidade social ao longo de décadas.

Devemos nos orgulhar muito de nosso papel e legado como docentes e renovar nosso compromisso com a educação pública no Brasil, neste momento de inúmeros desafios – tecnológicos, sociais, econômicos e políticos.

Neste 15 de Outubro, parabenizamos os docentes da UnB que atuam na sala de aula e fora dela, que transformam vidas e produzem conhecimento, demonstrando grande compromisso com a sociedade. Vocês nos orgulham e são parte fundamental da excelência de nossa instituição.

Parabéns e felicidades!

Um abraço,