GRADUAÇÃO

Vida, obra e facetas do fundador e primeiro reitor da Universidade serão abordadas em disciplina oferecida neste semestre pelo Decanato de Extensão

Darcy Ribeiro, em 1995, durante solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa da UnB. Foto: Arquivo Central UnB

“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.” A famosa frase de Darcy Ribeiro sintetiza bem seu pensamento e o modo como encarava a realidade brasileira. Ao mesmo tempo um inconformista e um idealista, Darcy vislumbrava um país melhor e, nos seus quase 75 anos vividos, trabalhou de forma incansável.

Mostrar os feitos e legados desse intelectual multifacetado é um dos objetivos da disciplina Darcy Ribeiro: pensamento e fazimentos. Oferecida pelo Decanato de Extensão (DEX), ela traz como proposta apresentar para os alunos o personagem que dá nome ao primeiro campus da Universidade de Brasília.

Aberta a estudantes de qualquer curso de graduação, a disciplina foi ofertada no Matrícula Web e teve todas as vagas disponíveis preenchidas. Em breve, ela também estará disponível para interessados em geral, da comunidade externa. Há expectativa de abrir um curso de extensão para receber inscrições daqueles que não estão matriculados na Universidade.

“É uma forma de implementar uma ideia concebida originalmente para a UnB, de reservar um percentual para pessoas da sociedade; assim, mantemos coerência com o entendimento do próprio Darcy”, afirma um dos coordenadores da disciplina, o docente Murilo Camargo.

Nesse sentido, o professor Alexandre Pilati, também coordenador da matéria, acredita que é essencial resgatar o pensamento e o legado de Darcy Ribeiro, especialmente considerando a atual conjuntura social e política. “Gostaríamos também de fazer uma ampla divulgação dos resultados dessa iniciativa, pensando em dar publicidade às reflexões dos alunos que a cursarem, dentro e fora da UnB”, vislumbra.

UnB E DARCY – A Universidade de Brasília é um dos principais legados de Darcy Ribeiro. O estatuto da UnB tem como finalidades expressas a formação de cidadãos empenhados na busca de soluções democráticas dos problemas nacionais, a elevação do nível de ensino e a contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país.

“A UnB foi concebida como uma instituição radical, no sentido de considerar que ela necessariamente precisava ser nova para poder renovar as estruturas sobre as quais a sociedade brasileira se assenta”, considera Alexandre Pilati.

Os professores Murilo Camargo e Alexandre Pilati em frente ao Beijódromo – Memorial Darcy Ribeiro. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Para o docente, a preocupação de Darcy foi a de “pôr em debate a complexidade de uma visão sobre a realidade nacional que coloca em primeiro plano os elementos que poderiam conferir ao país uma verdadeira soberania nacional, vinculada a um projeto popular de nação”.

Em março de 1995, Darcy Ribeiro recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UnB, no Teatro de Arena. Nessa mesma ocasião, o campus foi oficialmente rebatizado com o nome do antropólogo, que morreu dois anos mais tarde.

“A constatação de seu legado como um dos principais intérpretes do povo brasileiro no século XX e um dos maiores educadores da história do Brasil tornam o conhecimento de seu pensamento e obra importantes para inspirar e apoiar os estudantes em seu processo de formação artística, ética, literária e científica”, sintetiza a ementa da disciplina.

PERSONALIDADE MÚLTIPLA – A programação foi pensada para abarcar as diversas dimensões de Darcy Ribeiro: o antropólogo, o escritor, o romancista, o educador e até mesmo o político.

Além da UnB, Darcy reformulou várias universidades da América Latina e também criou iniciativas voltadas à educação básica. “Ele foi muito ativo na época em que se falava de um projeto desenvolvimentista, em que as universidades poderiam formar o cidadão”, resume o professor Murilo Camargo.

“Exemplo de uma pessoa inquieta que não se subordinava, ele era direto, com muitas ideias, mas sempre engajado com o desenvolvimento social e a educação como um todo”, complementa. Outra dimensão a ser destacada é a do “americolatinista”, que entendia a América Latina como a pátria grande.

Os estudantes Vinícius Bowen e Mateus Barroso estão entre os incentivadores da criação da disciplina. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

AULAS DINÂMICAS – Para abordar as inúmeras particularidades de Darcy, a disciplina será ministrada no formato de seminários temáticos, com a participação de professores de diferentes áreas. Além disso, as aulas também contarão com exibição de filmes e vídeos.

Com a proposta de apresentar conteúdo aberto e dinâmico, estão previstas atividades práticas. “A expectativa é produzir ensaios sobre os vários aspectos de sua obra. Os alunos vão ser desafiados a produzir reflexões, a partir de seu próprio pensamento sobre o conteúdo apresentado nos encontros semanais”, aponta Pilati.

DARCY NA WEB – Tendo surgido de uma provocação de um grupo de estudantes, a disciplina tem também outro propósito: o de criar um acervo digital de Darcy Ribeiro, contendo não apenas suas produções bibliográficas, como também imagens, entrevistas e outros materiais sobre o intelectual.

De acordo com Murilo Camargo, a ideia é criar uma coleção com uma boa base dados, catalogação e indexação. “Isso faz parte das atividades didáticas previstas, de não só digitalizar, mas também disponibilizar informações complementares sobre os materiais.”

COLABORAÇÃO – Os professores responsáveis pela disciplina enfatizam que a proposta está aberta a contribuições. Pesquisadores que desejem colaborar com relatos e outras iniciativas didáticas podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Disciplina Darcy – pensamento e fazimentos

Quartas-feiras, às 19h