EDUCAÇÃO

Série de oficinas voltadas a estudantes e profissionais de licenciatura acontece até sexta (19). Interessados podem se inscrever na hora do evento

Representantes da UnB e da Secretaria de Educação do DF participaram da abertura. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nesta semana, o campus Darcy Ribeiro sedia o evento UnB+Escola, que reúne estudantes e professores, universitários e da rede pública de ensino do Distrito Federal, com o objetivo de expandir e qualificar a formação docente. Cerca de 1.700 inscritos participam de palestras e oficinas que começaram na segunda-feira (15) e seguem até o dia 19. Ao todo, serão 50 atividades distribuídas pelo campus.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes o vice-reitor Enrique Huelva, os representantes dos decanatos de Extensão (DEX), Alexandre Pilati, e de Ensino de Graduação (DEG), Wilson Theodoro, a coordenadora de Integração das Licenciaturas (CIL/DEG), Eloísa Pilati e a representante da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal Janaína Almeida. Os coordenadores institucionais de bolsas de iniciação a docência, Pedro Gontijo, e da residência pedagógica, Kátia Curado, também participaram.

A professora Eloísa Pilati destacou a finalidade do evento em manter a integração interna, ampliar as parcerias e favorecer o desenvolvimento do planejamento docente e da gestão escolar, além de promover uma regência de qualidade para as mais de 40 habilitações em licenciaturas da UnB. A coordenadora do UnB+Escola agradeceu o apoio da comunidade acadêmica e destacou a alta procura por atividades da programação. "A aceitação positiva da comunidade já nos permitiu começar a organização da segunda edição”, disse.

O vice-reitor Enrique Huelva frisou a importância do encontro para o fortalecimento institucional da Universidade. “Pensando no número de docentes que formamos, esse projeto é fundamental, pois são eles que são o vínculo mais direto que possuímos com a sociedade”, afirmou.

Com 23 anos como profissional da Secretária de Educação do DF, Janaína Almeida agradeceu aos presentes e se disse honrada em fazer parte da iniciativa, Ela se formou em Pedagogia na instituição, há 26 anos. Janaína apontou a formação continuada dos professores inseridos na rede pública de ensino como um dos maiores desafios da secretaria, e destacou o efeito positivo esperado com o UnB+Escola. “Com a chegada da professora Eloisa Pilati, ficamos muito felizes, pois uma semente foi plantada e tínhamos com ela possibilidade de firmar uma parceria muito frutífera."

Bianca dos Santos e Thiago Guimarães interpretaram Zero, de Liniker, e Maria, Maria, de Milton Nascimento. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

De acordo com o diretor técnico de Extensão, Alexandre Pilati, o projeto está alinhado às políticas que a Universidade vem implantando nos últimos anos. Ele defendeu a continuidade dos esforços para a permanência desses projetos no ambiente acadêmico. “É importante que tenhamos extensões da UnB dialogando com a sociedade, como uma função política e estratégica para demonstrar sua relevância social e recordar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, declarou.

O momento cultural da abertura ficou por conta de estudantes do Departamento de Música (MUS). Vitor Magalhães Mesquita, na viola caipira, e Bianca dos Santos e Thiago Guimarães, com voz e violão, contagiaram os presentes. Em seguida, a convidada Janaína Weissheimer, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ministrou palestra sobre as bases neurais da aprendizagem.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.