COMUNICAÇÃO

Premiados da Faculdade de Comunicação se classificaram para concorrer ao Expocom Nacional, que acontece em setembro

Estudantes da FAC participaram do Expocom Centro-Oeste 2019. Delegação recebeu o maior número de prêmios. Foto: Divulgação

 

Alunos e professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília conquistaram dez prêmios na 21ª edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Orientados por docentes, os estudantes apresentaram seus trabalhos entre 22 e 24 de maio no Congresso Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), em Goiânia. A Expocom é uma atividade idealizada e realizada pela Intercom com o objetivo de incentivar a produção acadêmica no âmbito da graduação e laurear os melhores trabalhos produzidos anualmente.

Uma das responsáveis pela orientação e pela inscrição dos trabalhos, a professora Suelen Valente comemorou o resultado. "Este ano tivemos um número maior de indicações e conseguimos concorrer em várias categorias da Expocom", afirma. Suelen felicitou o esforço de discentes e docentes: "graças ao empenho dos estudantes e de seus orientadores fomos a universidade mais premiada do evento, com dez trabalhos vencedores".

Os premiados na fase regional Centro-Oeste se classificaram para concorrer ao Prêmio Expocom Nacional, que acontecerá no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal do Pará, em Belém, de 2 a 7 de setembro de 2019.

Estudantes e professores da FAC venceram o Expocom Centro-Oeste nas seguintes categorias: rádio, TV e internet, relações públicas, produção transdisciplinar, jornalismo, publicidade e propaganda. Para o estudante Thiago Mello, premiado na categoria Programa Laboratorial de Áudio e recém-formado em Jornalismo pela FAC, participar do congresso e ser um dos premiados significa concluir um ciclo de sua trajetória acadêmica com "chave de ouro".

O estudante Pedro Alencar venceu com o filme Esperança Camelô. Foto: Divulgação

 

"A alegria em receber o prêmio deve-se, especialmente, porque o trabalho é uma série de reportagens que trata sobre inclusão social, sobre a luta contra o preconceito, sobre o respeito às diferenças, sejam elas quais forem. Evidenciar essas temáticas por meio do jornalismo, que é a profissão que escolhi para minha vida, é o meu objetivo a partir de agora", declara.

Na opinião de Pedro Alencar, estudante da FAC vencedor na modalidade Produção Audiovisual para Mídias Digitais, como filme Esperança Camelô, a realização de encontros e congressos acadêmicos pode "revolucionar uma graduação". "Ser reconhecido e premiado em um evento acadêmico é um incentivo para seguir colocando nossa produção e pesquisa a serviço do que acreditamos e defender a Comunicação Social como direito humano fundamental", acredita.

Vencedores na modalidade Anúncio Impresso, os estudantes Júlia Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Wanessa Lopes e Nickson Pinheiro explicam que criaram o produto experimental para a empresa Natura em meio à disputa presidencial de 2018. "O maior desafio foi demonstrar que a marca não se omitia em meio aos fatos vivenciados pela sociedade brasileira, dar um recado relevante para uma sociedade que estava dividida", ressaltam Júlia e Nickson.

Trabalho voltado à comunidade acadêmica ganhou na modalidade estratégia publicitária para mídia digital. Arte: Danilo Alcântara Santos, Bruna Montes Neves e Helena Cristina Ribeiro Silva

 

Danilo Alcântara, Bruna Montes e Helena Ribeiro, vencedores na modalidade Estratégia Publicitária para Mídia Digital, contam que criaram coletivamente o produto "Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação", em 2018, em meio aos movimentos estudantis de paralisação, greve de servidores e terceirizados da UnB, como uma resposta ao pacote de redução de investimentos.

Os autores explicam que criaram a peça digital como forma de estimular a participação dos estudantes universitários nos movimentos contra a PEC 241. "Ao fazer um jogo com o significado das palavras, o texto provoca reflexão e ação, deslocando os estudantes de qualquer passividade e transmitindo a ideia de que não podem estar sujeitos à situação imposta pelo Estado, devendo, pelo contrário, lutar e agir", ressaltam Danilo, Bruna e Helena. Confira a lista de trabalhos vencedores na etapa regional da Expocom:

 

Categoria: RÁDIO, TV E INTERNET

Modalidade: produção audiovisual para mídias digitais
Trabalho: filme Esperança Camelô: histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília (DF)
Estudante líder: Pedro Henrique Carvalho Alencar
Orientadora: Fernanda Martinelli

 

Modalidade: programa laboratorial de áudio
Trabalho: Série radiofônica: o direito de ser diferente
Estudante líder: Thiago Junior Nascimento Melo
Orientador: Carlos Eduardo Esch

 

Modalidade: ficção em áudio e rádio
Trabalho: Queima cartucho: Uma série de áudio sobre Jogos Eletrônicos
Estudante líder: Fernando Cristino Reis
Orientador: Carlos Eduardo Esch

 

Categoria: RELAÇÕES PÚBLICAS

Modalidade: produto de comunicação institucional audiovisual
Trabalho: A beleza que me habita: uma ação de autoestima ao corpo envelhecido e esquecido
Estudante líder: Shayane Marques Zica, Paola Oliveira e a Gabriela Tyemi
Orientadora: Fabíola Orlando Calazans Machado

 

Modalidade: comunicação e inovação
Trabalho: Utopicidade: triunfo da trajetória ao contrário
Estudante líder: Letícia Vieira Lima Cavalcante
Orientadora: Celia Matsunaga Higawa

 

Modalidade: planejamento estratégico de Relações Públicas
Trabalho: Planejamento Estratégico de criação de uma organização estudantil internacional na UnB
Estudante líder: Luiza Helena Fortes de Mesquita
Orientador: Edmundo Brandão Dantas

 

Categoria: PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Modalidade: games
Trabalho: Quiz: Quem é você na greve dos caminhoneiros?
Estudante líder: Melissa Maria de Oliveira Duarte
Equipe de trabalho: Melissa Maria de Oliveira Duarte e Iara de Jesus dos Santos
Orientadores: Fernando Oliveira Paulino e Sérgio Ribeiro

 

Categoria: JORNALISMO

Modalidade: produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo
Trabalho: Telejornal Campus: experiência multitela na cobertura jornalística
Estudante líder: Thifany Batista de Freitas
Equipe de trabalho: Thifany Batista de Freitas; Ester Cezar da Silva; Melissa Maria de Oliveira Duarte; Rebeca Borges Silva e Roberta Chaves Pissutti
Orientadora: Letícia Renault

 

Categoria: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Modalidade: anúncio impresso
Trabalho: Natura: em tempos de diferença, essência
Estudante líder: Júlia de Aquino Figueiredo, Clarine Ngombe, Luana Melo, Marina Machado, Nickson Barros Pinheiro e Wanessa de Oliveira Lopes
Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente

 

Modalidade: estratégia publicitária para mídia digital
Trabalho: Lutar não é verbo de estado, é verbo de ação
Estudante líder: Danilo Alcântara Santos, Bruna Montes Neves e Helena Cristina Ribeiro Silva
Orientadora: Suelen Brandes Marques Valente

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.