INVESTIMENTO

Edital de DEG e DPO disponibiliza 90 computadores de alto desempenho para unidades acadêmicas. Propostas devem ser enviadas até 25 de março

Com foco na qualidade do ensino e no aperfeiçoamento das aulas práticas, edital da Universidade de Brasília está financiando 90 computadores para equipar laboratórios didáticos de graduações presenciais. Os coordenadores de cursos interessados em receber os itens têm até 25 de março para participar da seleção pública, organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) em parceria com o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO).

"Estamos disponibilizando máquinas com boa especificação, que permitem a instalação e uso de softwares de grande porte", explica o decano Sérgio de Freitas, do DEG. A iniciativa prioriza graduações que, em 2019, serão avaliadas pelo Ministério da Educação ou instituições vinculadas ao órgão. Também serão considerados os cursos com maior necessidade de aprimoramento laboratorial.

As especificações dos computadores ofertados, bem como a quantidade de máquinas que cada unidade pode concorrer constam no edital, disponível na página do DEG. A soma do recurso investido nas máquinas ultrapassa R$ 512 mil. Como referência, o valor equivale a 6,24% de todo o orçamento recebido para investimento pela UnB em 2018 da fonte Tesouro.

“A área acadêmica é prioridade desta gestão. Investir em ensino, pesquisa e extensão traz benefícios para gerações de estudantes. É por isso que, apesar da restrição orçamentária, mantemos nosso olhar cuidadoso para a graduação. Fortalecer os cursos significa melhorar a formação dos estudantes", afirma Denise Imbroisi, decana do DPO.

APLICAÇÕES – Acompanhar as estatísticas do comércio internacional e tomar decisões estratégicas baseadas em dados fornecidos por softwares de gestão e de análise. As duas situações, comuns nas rotinas de várias empresas, são apenas dois exemplos de atividades desenvolvidas com os alunos de Administração dentro do laboratório didático de informática do curso.

A sala com computadores e recursos multimídia foi reestruturada recentemente. Em 2017, a unidade acadêmica participou de edital do DEG e recebeu 27 novas máquinas. Com os equipamentos, mais modernos e com melhor capacidade de memória e de processamento, o local ganhou outras funcionalidades.

Laboratório didático do curso de Administração é usado, por exemplo, em aulas de disciplinas que trabalham com softwares de gestão e de análise estatística. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

“As máquinas permitiram o uso de softwares mais avançados. Realizamos conferências via internet com professores de outras instituições, nacionais e estrangeiras. Os alunos fazem pesquisa durante a aula, acessam conteúdos e ferramentas on-line. São recursos que melhoram a qualidade do ensino”, ressalta José Márcio Carvalho, chefe do Departamento de Administração.

Segundo o professor, o curso é bastante dinâmico e exige constante atualização de disciplinas e até mesmo do projeto político-pedagógico. “Nosso núcleo docente estruturante funciona muito bem e os laboratórios acompanham essas mudanças. Incluímos novos conceitos, novas rotinas, novas práticas.”

A Faculdade de Educação (FE) foi outra unidade contemplada pelo último edital para equipar laboratórios didáticos. Com as 15 máquinas recebidas, o espaço está sendo montado. Nele, serão ministradas aulas voltadas à área de tecnologia, de ensino a distância e de outras disciplinas práticas que precisam de computadores.

“A configuração e potência de processamento dos computadores vai impactar positivamente a criação de páginas na internet, blogs e outros produtos tecnológicos. E nós trabalhamos bastante essa parte prática com os alunos”, aponta Liliane Machado, diretora da FE. A gestora informa que o Núcleo de Tecnologia Educacional da FE elaborou projeto pedagógico específico para o uso do laboratório, que funcionará como espaço de aprendizagem, mediante agendamento prévio pelos professores.

Com base nessa experiência, Liliane aconselha os gestores de cursos que irão submeter propostas a deixarem clara a intenção pedagógica de uso do espaço. "É preciso enxergar para além da ferramenta, do produto, das máquinas. O computador é apenas uma possibilidade dentro do processo formativo. As ações precisam ser coerentemente planejadas."

CRONOGRAMA – O novo edital do DEG/DPO recebe inscrições até 25 de março. As propostas serão julgadas por comissão especial, formada por membros da Câmara de Ensino de Graduação. Entre os critérios avaliados, estão: impacto da proposta na melhoria da qualidade do curso, atendimento compartilhado do laboratório, quantidade de estudantes alcançados e potencial do projeto para a solução de problemas relacionados às atividades práticas da graduação.

As propostas devem ser encaminhadas ao DEG por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pelo coordenador de curso, após aprovação do colegiado de graduação. O documento deve conter informações sobre o proponente; identificação do laboratório didático, cursos atendidos e disciplinas vinculadas; e referência ao tipo de pacote pleiteado. Além disso, um texto argumentativo precisa explicitar objetivos e metas a serem alcançados; possibilidade de acomodação física dos equipamentos; articulação entre o projeto pedagógico do curso e a necessidade de atividades práticas laboratoriais; entre outros.

A lista dos contemplados deve ser divulgada no dia 19 de abril. Os equipamentos já foram adquiridos pela Universidade de Brasília e a expectativa é que sejam entregues logo após a conclusão do processo seletivo.

Texto alterado em 7/3, para inserção do link correto do edital