BOAS-VINDAS

Evento de Boas-Vindas, aula #InspiraUnB acontece na quarta-feira (13) para público diurno, e na quinta-feira (14), para o noturno. Convidados deste ano são uma bióloga e um escritor

 

Calouros dos quatro campi da UnB são convidados a participar da aula de Boas-Vindas. Foto: Isa Lima
Estudantes dos quatro campi são convidados a participar dos eventos #InspiraUnB. Foto: Isa Lima/Secom UnB

 

O semestre letivo da Universidade de Brasília começa no próximo dia 13 de março, com a chegada de cerca de 4.200 novos alunos de graduação. O acolhimento caloroso aos ingressantes e aos docentes e estudantes que retornam às atividades se dá com as aulas inaugurais, batizadas de #InspiraUnB, realizadas no campus Darcy Ribeiro.

 

O evento deste semestre tem dois momentos: a programação diurna acontece na quarta-feira (13), às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, com a presença da bióloga Natalia Pasternak. No dia seguinte, quinta-feira (14), às 19h30, no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, o convidado é o escritor Milton Hatoum. Desta maneira, o #InspiraUnB pretende alcançar o público de cursos dos dois turnos.

 

“Nossa expectativa é que, além do pensamento, a própria trajetória dos palestrantes inspire a comunidade à reflexão do quanto nossas capacidades podem ser potencializadas em uma universidade”, destaca a professora Mônica Nogueira, representante da Comissão de Boas-Vindas e assessora de Assuntos Estratégicos do Gabinete da Reitoria.

 

Natalia Pasternak é coordenadora no Brasil do Festival Internacional Pint Of Science, que promove divulgação da ciência em bares e restaurantes do mundo, atualmente com 24 países participantes. O tema que ela escolheu para a apresentação na UnB é Ciência e cidadania.

 

O Boas-Vindas noturno, com o escritor manauara Milton Hatoum, abordará a temática Humanismo contra barbárie. Premiado no país e internacionalmente por suas obras, Hatoum ficou mais conhecido depois que o livro Dois Irmãos foi transformado em série de televisão. Outros trabalhos dele já foram adaptadas para teatro, quadrinhos e cinema. 

A bióloga Natália Pasternak coordena iniciativa de divulgação científica. Foto: Paulo Vitale
A bióloga Natalia Pasternak coordena iniciativas de promoção científica e combate à pseudociência. Foto: Paulo Vitale

 

#INSPIRAUnB – Nas aulas magnas da Universidade de Brasília, os palestrantes compartilham, além de sua bagagem acadêmica, experiências e aprendizados.

 

A bióloga Natalia Pasternak é formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e PhD, com dois pós-doutorados em Microbiologia, na área de Genética Molecular de Bactérias pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora colaboradora no ICB-USP e teacher fellow na Sociedade Americana de Microbiologia (ASM).

 

Pasternak é sócia-fundadora do blog de divulgação científica Café na Bancada e diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência, que visa fomentar políticas públicas apoiadas em evidência científica. Também fundou a iniciativa Cientistas explicam, que oferece palestras, aulas e oficinas para escolas, universidades, museus e institutos de pesquisa.

 

Milton Hatoum é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e estudou literatura comparada na universidade francesa Sorbonne Nouvelle – Paris III. Autor de quatro romances premiados, estreou na ficção em 1989, com Relato de um certo Oriente, e venceu o prêmio Jabuti de melhor romance. No ano passado, Hatoum recebeu o prêmio Roger Caillois, do Pen Club da França, em reconhecimento ao conjunto da obra, que já foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

 

A Universidade está no enredo do romance mais recente de Hatoum: A noite da espera (2017), primeiro volume da trilogia O lugar mais sombrio. A obra se passa em Brasília, no início da década de 1970, auge da ditadura militar. Na cidade utópica ainda em construção, o protagonista Martin vive descobertas culturais e amorosas, enquanto cursa Arquitetura na UnB. O romance é permeado por um drama familiar vivido por Martin, somado à violência dos anos de chumbo.

 

Hatoum colaborou como docente na Universidade Federal do Amazonas e na Universidade da Califórnia (Berkeley). Foi escritor residente nas universidades norte-americanas de Yale, em New Haven; Stanford e Berkeley, ambas na Califórnia. Ao final da aula magna, o escritor fará uma sessão de venda de livros e de distribuição de autógrafos para o público interessado.

A UnB faz parte do enredo de A noite da espera, o mais novo romance de Milton Hatoum. Foto: Marcos Alves
A UnB faz parte do enredo de A noite da espera, romance mais recente de Milton Hatoum. Foto: Marcos Alves.

 

ATRAÇÃO CULTURAL – No Centro Comunitário, dia 13 de março, a abertura do semestre começará ao som do Comboio Percussivo. Embalado por instrumentos como tambor, agogô, chocalho e tarol, o coletivo de cultura popular resgata tradições brasileiras e quer contagiar a plateia com muito ritmo.

 

“Enxergamos o mundo através do tambor. É uma proposta de diálogo com a contemporaneidade a partir dos dogmas que envolvem tocar o tambor. Esperamos que o público interaja conosco por meio de palmas, canto, dança”, diz Mário Jaymowich, idealizador e coordenador do Comboio Percussivo, que acumula três premiações do Festival Universitário de Música Candanga da Universidade de Brasília (Finca).

 

“Nosso trabalho tem o olhar para as causas das minorias e nesta recepção queremos chamar a atenção para a valorização da cultura popular e da cultura negra no meio acadêmico", acrescenta Jaymowich, explicando que a banda toca maracatu, congado mineiro, samba reggae, samba enredo e axé.

 

Na programação noturna, dia 14, o show ficará por conta de Luciana Lins e Léo Brito. Violonistas e estudantes do Departamento de Música da UnB, eles se uniram para formar o Duo Fuá do Cerrado. Ela, estudante de violão erudito, e ele, estudante de violão popular, transitam nas linguagens musicais, compondo e interpretando diversos compositores brasileiros.

 

“Ficamos muito felizes com o convite. Vamos apresentar um choro, música autoral e música brasileira. É uma oportunidade de apresentar nosso trabalho neste lugar que é a nossa casa”, expressa Léo Brito. 

O Comboio Percussivo . Foto Júlio Minasi/DEA-DAC
Apresentação do Comboio Percursivo no Finca 2017. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

 

CERIMÔNIA – Na entrada do Centro Comunitário e do Beijódromo, o público será recebido por decanos e representantes da administração superior, encarregados do acolhimento e das boas-vindas em nome da Universidade.

 

A cerimônia da manhã será conduzida pela apresentadora e jornalista Maria Paula de Andrade. Como mestre de cerimônias, ela atua em eventos voltados para a valorização da cultura afro-brasileira e declara que considera "importante ocupar esse espaço, enquanto mulher e negra". "Minha luta é em prol do empoderamento feminino e da igualdade racial. Ser mulher e negra no Brasil ainda representa sofrer opressão em dobro, o machismo e o racismo são influências fortes”, diz.

 

A aula noturna terá como mestre de cerimônia a acadêmica de Letras – Português Maria Eduarda Krasny, de 21 anos. A participação da estudante veio por sugestão da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC) da UnB, visando representar a diversidade dos perfis de discentes da Universidade e incentivar o respeito às diferenças.

 

“Estou honrada com esse convite. Conquistei com muita luta meu ingresso na UnB. Além de ser negra, sou mulher e travesti. Tenho orgulho de mostrar que, apesar de todas as barreiras que nos são impostas, temos rompido os obstáculos e ocupado espaços na academia e no mercado de trabalho”, relata.

 

SERVIÇOS – O público pode aproveitar o #InspiraUnB para conhecer serviços estratégicos da Universidade. Basta se dirigir aos estandes disponíveis nos eventos. Entre as participações já confirmadas estão a Diretoria da Diversidade (DIV/DAC), a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

Para facilitar o deslocamento, além do transporte intercampi já ofertado aos universitários, na quarta-feira (13) haverá ônibus extras fazendo o trajeto entre o campus Darcy Ribeiro e os demais campi. Para os campi de Planaltina e Ceilândia, a saída do coletivo será às 9h, com retorno às 12h. Para o campus do Gama, muda apenas o horário de saída, que é às 8h30. Por ofertar cursos noturnos, o campus de Planaltina contará também com um coletivo extra na quinta-feira (14), com saída às 18h e retorno às 22h. O ponto de partida nos campi é em frente aos prédios administrativos de cada unidade. 

Arte: Igor Outeiral / Secom UnB
Quem tem interesse em transitar entre os campi nos dias do #InspiraUnB deve ficar atento aos horários. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

É importante estar atento aos locais do evento, que foram alterados em relação ao previsto na Agenda do Calouro, para comportar maior número de participantes. Professores da UnB cujas disciplinas coincidem com o horário das aulas magnas são orientados a dispensar os estudantes para a participação nos eventos. Quem não puder comparecer às aulas inaugurais, pode acompanhar as transmissões ao vivo pela UnBTV.

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.