EXCELÊNCIA

Ciência da Computação e Engenharia e Tecnologia foram reconhecidas, pela primeira vez, pelo THE. Outras oito áreas da UnB já figuraram entre as melhores em 2018

Mais uma vez em 2018, UnB aparece em ranking que avalia áreas de conhecimento. Arte: THE

Pela primeira vez, as áreas de Ciência da Computação e de Engenharia e Tecnologia da UnB entraram em um ranking internacional de reconhecimento da qualidade acadêmica. Ambas foram classificadas pelo Times Higher Education (THE), uma das principais organizações do mundo a avaliar instituições de ensino superior. Outras oito grandes áreas do conhecimento já foram reconhecidas pelo THE em 2018.

Ciência da Computação ingressou na faixa a partir da posição 601 e Engenharia e Tecnologia, 801. "Esse resultado é fruto da excelência da Universidade, que tem professores altamente qualificados, com formações diferenciadas e complementares", ressaltou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. "Isso permite sinergia entre as áreas. Consequentemente, a produção acadêmica torna-se mais visível e reconhecida internacionalmente."

Imbroisi também destacou que, nos últimos dois anos, houve um grande esforço de gestão para a sistematização dos dados acadêmicos, inclusive no que diz respeito ao volume de recursos captados pelos pesquisadores. Este ano, a UnB foi considerada a oitava melhor universidade do Brasil pelo THE, três posições acima da classificação de 2017.

SIMPLIFICAÇÃO A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, atualmente no exercício da Reitoria, destacou a mudança na tramitação de projetos, com especial atenção à qualidade acadêmica, como meio para melhoria dos resultados científicos. "Além disso, aprovamos recentemente o aumento do número de integrantes da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro). Isso deve acelerar ainda mais o andamento dos processos, com segurança jurídica", disse.

Outras ações de modernização em curso devem facilitar as atividades da comunidade acadêmica. "Parabenizo nossos docentes, estudantes e técnicos pelo empenho diário. A UnB seguirá investindo em suas atividades-fim, em busca da excelência acadêmica crescente", afirmou Maria Emília.