EXCELÊNCIA

Instituição está entre as melhores do mundo em Psicologia, Ciências da Vida, Ciências Físicas e Clínica, Pré-Clínica e Saúde em classificação do THE

UnB figura em ranking que avalia áreas de conhecimento. Arte: THE

A Universidade de Brasília teve quatro áreas do conhecimento reconhecidas pelo Times Higher Education (THE), em um ranking divulgado nesta quarta-feira (7). Psicologia, Ciências Físicas e Clínica, Pré-Clínica e Saúde apareceram pela primeira vez na classificação feita pela organização britânica. Ciências da Vida já havia entrado em 2017 e voltou a figurar no ranking deste ano.

Os rankings classificaram as 463 universidades mais bem conceituadas em Psicologia; 963 em Ciências Físicas; 721 em Clínica, Pré-Clínica e Saúde; e 751 em Ciências da Vida. Em Psicologia, a Universidade ingressou a partir da posição 401, e é a 3ª melhor do Brasil.

Na área de Clínica, Pré-Clínica e Saúde, apareceu entre as posições 301 e 400 e é a 2ª mais bem avaliada no país. Na área de Ciências Físicas, apareceu na faixa a partir de 801 (12ª no país). E em Ciências da Vida, 601 (11ª posição).

“A Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI/DPO) vem acompanhando o desempenho da UnB nos rankings internacionais gerais, regionais e por área de conhecimento. Isso nos ajuda a projetar nossas áreas de excelência e a buscar soluções para a superação de desafios”, comenta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

O THE é uma organização britânica que avalia a qualidade da educação superior em todo o mundo. Em setembro, a entidade colocou a UnB como a 8ª melhor do Brasil, três posições acima da classificação de 2017. O THE também já reconheceu a excelência das áreas de Artes e Humanidades, Ciências Sociais, Educação, e Administração e Economia.

INVESTIMENTO A reitora Márcia Abrahão parabenizou docentes, técnicos e estudantes que atuam nas áreas reconhecidas e lembrou que a excelência acadêmica decorre de investimento a longo prazo na educação superior.

“Temos hoje aproximadamente mil docentes que ingressaram na UnB no período da expansão das universidades federais. Eles se somaram ao já excelente quadro de professores da instituição, ensinando e fazendo ciência da mais alta qualidade. Essa é uma conquista que precisa ser celebrada e preservada”, defendeu.

O THE deve divulgar, no final de novembro, o resultado dos rankings de outras duas áreas do conhecimento: Engenharias e Tecnologia, e Ciências da Computação.