ENSINO

Aumento da oferta de vagas em disciplinas de alta demanda foi assunto mais debatido em encontro de coordenadores realizado no fim de junho

Durante o III Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação, a decana do DEG, Cláudia Garcia, apresentou panorama dos cursos de graduação. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Todo início de semestre letivo a história se repete. Faltam vagas e sobram alunos em listas de espera nas disciplinas de alta procura, principalmente nos cursos oferecidos no período noturno. Introdução à Economia e Cálculo 1 são algumas das matérias com maior demanda.

Preocupados em discutir essas e outras situações recorrentes, os coordenadores dos cursos de graduação da Universidade de Brasília estiveram na terceira reunião do Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação, realizado no fim de junho no auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

A iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) tem como principal finalidade estudar e reunir soluções viáveis para assuntos relacionados à vida acadêmica dos estudantes em formação.

NÚMEROS – Na reunião, o DEG expôs dados obtidos a partir da coleta de informações feita por meio de suas diretorias com coordenadores de cursos de graduação. Os coordenadores opinaram, por meio de um formulário predefinido, quais seriam as principais causas de retenção entre discentes, de acordo com suas percepções. O universo total de respondentes ainda não está estimado, porque a pesquisa segue em andamento.

O resultado preliminar, retratado no gráfico abaixo, aponta reprovações, problemas pessoais e familiares e dificuldades de adaptação à universidade como as principais possíveis causas de retenção, no entendimento dos coordenadores. Baseado nesses e em outros dados, o DEG pretende desenvolver ações propositivas.

Dados da pesquisa em andamento com coordenadores de graduação mostram possíveis dificuldades enfrentadas pelo público discente sob a ótica docente. (Em %. Universo total de respondentes não determinado). Gráfico: Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação - DEG/UnB

PERSPECTIVAS – Durante o encontro, a decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, anunciou a possibilidade de serem criados sistemas paralelos para o atendimento das disciplinas de alta demanda. Dessa forma, ela pretende romper com as normas tradicionais de cumprimento dessas disciplinas. "É possível estabelecer a implementação de sistemas de proficiência e avaliações diferenciadas”, disse.

O DEG também estuda a viabilidade de algumas matérias serem oferecidas na modalidade de Educação a Distância (EAD). Nova reunião do Fórum Permanente de Planejamento e Estratégias na Graduação está prevista para agosto.

*matéria atualizada em 17/7