SERVIÇO

Equipe de nutricionistas é responsável por elaborar os cardápios. Carnes, frutas e legumes são servidos, diariamente, à comunidade acadêmica

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Estudantes, professores e técnicos-administrativos podem fazer suas refeições no Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília, que também é aberto à comunidade em geral. Há unidades nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama, Planaltina e na Fazenda Água Limpa. No campus Darcy Ribeiro, o restaurante funciona durante toda a semana. Nos demais campi, é aberto apenas nos dias úteis.

O RU tem o objetivo de fornecer refeições (café da manhã, almoço e jantar) a preços baixos, balanceadas, saudáveis e com boa qualidade. Os valores cobrados variam de acordo com a classificação do usuário. Estudantes indígenas e alunos que fazem parte dos programas de assistência estudantil, por exemplo, não pagam pela alimentação.

No refeitório do Darcy Ribeiro, que atende o maior número de pessoas, são servidas, mensalmente, mais de 130 mil refeições. Por dia, nesse campus, são produzidos cerca de 300 kg de feijão, 260 kg de arroz e 1.000 kg de carne. Nas outras unidades, é fornecido número menor de refeições.

Ilustração: Anna Soares/Secom UnB
Cozinha do Restaurante Universitário do campus Darcy Ribeiro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

CARDÁPIO - Segundo a equipe de nutrição do RU, os cardápios são elaborados de forma a conter os nutrientes necessários para uma refeição completa. Proteínas, vitaminas e sais minerais são componentes fundamentais nos pratos servidos no restaurante.

Durante o preparo dos alimentos, há controle da quantidade de sódio e gordura, na intenção de manter refeições saudáveis e balanceadas. Além disso, há preocupação com a refrigeração e conservação dos alimentos.

O cardápio é disponibilizado pela internet ou pelo aplicativo RUMOR. No almoço e no jantar, o usuário serve-se conforme a sua vontade. Apenas a quantidade de carne (proteína) e a sobremesa são servidos por um dos colaboradores do restaurante. Também são oferecidos café, água e sucos.

As unidades têm opção de refeição vegetariana. "Para mim, que não como carnes, ter pratos vegetarianos à disposição dá a oportunidade de me alimentar como faço em minha casa", afirma o estudante de Direito João Carlos da Silveira.

Nas instalações do Restaurante Universitário, outro aspecto indispensável é a higienização de todos os ambientes. Danilo dos Santos Maia, assistente da direção do RU, destaca que a limpeza é preocupação constante.

“Todos os espaços do restaurante são limpos e desinfetados diariamente. Nossa cozinha é de excelente padrão de qualidade. O refeitório passa por inspeções constantes. Temos o dever de oferecer uma alimentação que garanta a saúde dos nossos usuários”, afirma.

Para facilitar o pagamento e diminuir as filas, o usuário pode comprar os seus bilhetes antecipadamente, inclusive por meio de cartão de débito. Para melhorar o fluxo na unidade, a direção do RU disponibiliza ainda outras orientações e dicas para o usuário.

OUTROS SERVIÇOS - No campus Darcy Ribeiro, o Restaurante Executivo do RU oferece 13 tipos de saladas, três opções de carne, bebidas e sobremesas variadas. O preço da refeição é de R$ 28,75 por quilo e funciona apenas no almoço. O serviço é localizado no mezanino do próprio RU.

A administração do Restaurante Universitário ainda promove, periodicamente, visitas guiadas às instalações do local.