PESAR

Docente aposentado do Departamento de Economia atuou por décadas na UnB, formou uma família ligada à instituição e tornou-se professor emérito em 2007

Referência em sua área, o economista Charles Curt Mueller é professor pmérito da UnB desde 2007. Foto: Arquivo pessoal

A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor emérito Charles Curt Mueller, do Departamento de Economia (ECO) da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face). O enterro ocorreu na tarde desta quarta-feira (1º), no Cemitério Campo da Esperança. “O Brasil perdeu um grande nome da academia. O professor Mueller era uma pessoa incrível, generosa e muito respeitada. Um pioneiro na área de Economia Ambiental do país”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

>> A reitoria publicou nota de pesar

Atuando na UnB desde 1972, Charles Mueller foi professor colaborador até 1990, quando assumiu uma cadeira de professor efetivo do quadro da Universidade. Depois de aposentar-se, em 2004, o pesquisador recebeu o título de Professor Emérito em 2007. Os laços com a UnB estendem-se à família. Suzana Pinheiro Machado Mueller, viúva de Charles, é docente aposentada da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) e professora emérita. Filho do casal, Bernardo Mueller é professor titular do Departamento de Economia.

Natural de Curitiba (PR), Charles Mueller nasceu em 1934. Graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1959. Tornou-se mestre e doutor pela Vanderbilt University, nos Estados Unidos, em 1971 e 1974, respectivamente. Em seguida, conquistou dois pós-doutorados — Economia Agrária pela University of Manchester, na Inglaterra; e Economia dos Recursos Naturais pela University of Illinois, nos Estados Unidos.

De 1988 a 1990, Charles Mueller presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Lá, atuou com foco na modernização e aperfeiçoamento da atuação da entidade pública. O professor também esteve à frente da gestão do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) de Brasília, entre 1996 e 1998.

Foi secretário adjunto da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec); e, no IBGE, foi diretor de Agropecuária, Recursos Naturais e Geografia e coordenador de Projetos Especiais (1987-1988), antes de tornar-se presidente da entidade.

Em 2007, Mueller publicou o livro Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente, pela Editora UnB. A obra foi uma das primeiras e mais importantes a tratar do tema no Brasil. No volume, ele discute suas principais hipóteses ambientais e as consequências provocadas pela economia no ecossistema.