SAÚDE

Evento reúne diversas atividades culturais educativas e promove discussão sobre igualdade racial

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Durante toda a quarta-feira (29), aconteceu no Paranoá o encontro do Programa Saúde na Escola e Promoção da Equidade Racial. A iniciativa inclui atividades culturais e educativas na área de saúde e de combate ao racismo. Participaram professores, orientadores pedagógicos, acadêmicos e comunidade em geral.

O objetivo do encontro é fortalecer o entendimento sobre o Programa Saúde na Escola para formação interprofissional e intersetorial. O evento também busca promover o enfrentamento da violência contra escolares e jovens negros.

Isabela Garcez, da Secretaria de Educação do DF, explica que o encontro também busca popularizar o projeto. “De 30 escolas no Itapoã, apenas 10 aderiram ao programa”, enfatiza.

As atividades aconteceram no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde) e contaram com a participação da Faculdade de Ciências da Saúde e Medicina da UnB. Também participaram a Secretaria de Saúde do DF, o Grupo Gestor Intersetorial do Programa Saúde na Escola da Regional Paranoá-Itapoã e o Ministério da Saúde.

AÇÕES – No dia do encontro, uma série de ações no âmbito do Programa Saúde na Escola foi apresentada por seus idealizadores.

Coordenada pela docente Elza de Souza, do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, uma roda de conversa sobre "Envelhecimento saudável e ativo na perspectiva intergeracional" busca estimular jovens e pessoas prestes a se aposentarem a compartilharem histórias. O objetivo é falar sobre o processo de envelhecimento e promover a melhoria da relação entre jovens e idosos.

Outra atividade é coordenada pela professora Viviane Vomero, da Faculdade de Medicina da UnB. Através de exposição de peças do corpo humano, Vomero apresenta e conduz o projeto de extensão "Corpo Saudável: Travessia para o corpo consciência" que faz parte do Programa de Reformulação Curricular na Área de Saúde.

Foto: Isa lima/UnB Agência

“As escolas de ensino fundamental e médio recebem universitários que explicam sobre estrutura e funcionamento da anatomia humana em visitas guiadas”, declara Vomero.

Na ocasião, também foi exposto o Guia da Rede de Proteção. Idealizado por Leides Moura, da Faculdade de Ciências da Saúde, e Isabella Kahn, da Regional de Saúde do DF, o livro sistematiza e disponibiliza informações sobre serviços disponíveis no Paranoá e Itapoã. Voltado para profissionais, ativistas sociais e moradores da região, ele foi elaborado em dois anos com a ajuda da comunidade.