RECONHECIMENTO

Servidora técnico-administrativa da instituição por mais de três décadas, ela atuou em setores da administração superior, na Editora UnB e no Instituto de Letras

 

Paula Abad se emociona ao receber o título dedicado à mãe. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Um exemplo de competência e dedicação no fazer institucional. Mulher resoluta, de sorriso sempre largo. Servidora técnico-administrativa da Universidade de Brasília por quase 37 anos, Maristela Abad foi homenageada com o título de Mérito Universitário na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. A cerimônia aconteceu quase dois anos após a morte de Maristela. A honraria foi recebida por sua filha, Paula Abad.

 

“Me sinto extremamente orgulhosa por estar representando minha mãe. Ela lutou muito pela Universidade e pela Colina, onde morávamos. Meu sonho é ser como ela”, disse, emocionada, Paula Abad. “Felicidade é a palavra que a define, porque, para ela, nunca existiu momento ruim”, completou a filha.

 

Em seu último posto, a ex-técnica atuou assessorando o vice-reitor Enrique Huelva. Na vice-reitoria, também perpetuou seu legado. “Maristela enriqueceu cada um dos espaços por onde passou com sua competência, pessoalidade, alegria, simpatia constante e contagiante. Era detentora de um impressionante saber técnico na área jurídica e administrativa”, expressou Huelva.

 

“Tive a honra de conviver com a Maristela na última década de sua longa história na Universidade. Ela passou por muitos órgãos e, hoje, a vejo simbolicamente representada na presença de muitos de vocês”, disse o vice-reitor, se dirigindo a servidores de diferentes setores da UnB que encheram o auditório da Reitoria.

 

Na homenagem, Huelva destacou que a ex-servidora “emanava o saber fazer e saber ensinar a fazer bem. Tinha absoluta intolerância pela falta de pragmatismo, preguiça, ou qualquer elemento que não fosse virtuoso na construção da res publica”.

A imagem que guardam as pessoas próximas a Maristela Abad é de uma pessoa sempre positiva, sorridente. Fotografia foi exibida na cerimônia que homenageou a trajetória da servidora. Foto: Arquivo pessoal

 

BIOGRAFIA – Nascida em Pirapora, Minas Gerais, Maristela viveu até os 56 anos, era especialista em Gestão Estratégica de Pessoal e bacharel em Administração. Seu vínculo com a UnB começou em 1980, aos 19 anos, somando 31 anos de dedicação exclusiva à instituição e sete anos em que esteve cedida para outros órgãos.

 

Entre os postos que ocupou na administração superior da UnB, foi secretária do ex-reitor Cristovam Buarque e assessora especial na transição entre as gestões dos ex-reitores João Cláudio Todorov e Lauro Morhy. A partir de 2008, sua trajetória teve especial atuação no Instituto de Letras, onde, entre outros postos, foi coordenadora administrativa do programa permanente de extensão UnB Idiomas e do Instituto Confúcio de Brasília.

 

Em sua dissertação de mestrado em Economia pela UnB, realizou estudo de caso sobre o UnB Idiomas, resultando em propostas de aperfeiçoamento e ampliação da iniciativa – que atualmente é a maior ação de extensão da Universidade.

 

A concessão do título à ex-servidora foi proposta pelo Conselho do Instituto de Letras, em reconhecimento ao seu legado, que inclui “a sagacidade da busca pelas soluções viáveis e legais, a irreverência do sorriso farto mesmo diante dos problemas mais desafiadores, a solidariedade e a amizade dos (e para com os) colegas que com ela conviveram, um amor desmedido pela instituição que foi a sua casa durante praticamente toda a vida profissional”, como aponta documento assinado pela diretora do IL, Rozana Naves, solicitando a outorga do título.

Vice-reitor Enrique Huelva, Paula Abad e reitora Márcia Abrahão na solenidade de Mérito Universitário a Maristela Abad. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Na cerimônia, Maristela foi homenageada por uma comitiva de honra formada por docentes e servidores da instituição e por seu marido Mario Alexopoulos. O ex-reitor e docente da Faculdade de Direito da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, integrou a homenagem. Seu discurso apresentou Maristela como “referência ativa do saber fazer institucional”

 

Ao entregar o título à filha da homenageada, a reitora Márcia Abrahão ressaltou que “a Universidade deve muito a seus técnicos". "Ao homenagear Maristela, a própria Universidade está sendo homenageada e se fortalecendo”, disse.

 

O título de Mérito Universitário é atribuído ao membro da comunidade que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade e foi concedido à Maristela Abad por meio da Resolução do Conselho Universitário (Consuni) 0031/2018, de outubro de 2018.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.