RECONHECIMENTO

Reconhecida pela relevância e originalidade de sua contribuição acadêmica, filósofa permanece na UnB até quarta-feira (26)

 

Ativista, militante e educadora, a filósofa Marilena Chaui entra para a galeria de doutores Honoris Causa da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB
Ativista, militante e educadora, filósofa Marilena Chaui entra para a galeria de doutores honoris causa da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

"Não posso considerar a Filosofia uma profissão entre as outras. Eu penso que quem busca a Filosofia a busca como forma de expressão de sentimentos, desejos, ações, decisões por um modo de vida que é um certo modo de interrogação. É uma relação com a busca pela verdade, justiça e felicidade.”

 

As palavras da filósofa Marilena Chaui registram seu apreço pelo saber filosófico, marca de uma trajetória iniciada ainda na adolescência, com o gosto pela leitura e com a descoberta de que “o pensamento era capaz de pensar sobre si mesmo”. De lá pra cá, ela tem dedicado sua vida a esse “amor pela sabedoria” – significado clássico da palavra filosofia. Hoje, Chaui é reconhecida pela relevância e originalidade de suas obras e contribuição no campo científico.

 

Em reconhecimento à sua trajetória acadêmica e à sua militância pela educação como instrumento de formação para a cidadania e da cidadania, a Universidade de Brasília concedeu a Marilena Chaui o título de Doutora Honoris Causa. A solenidade de entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira (24), no auditório do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. A cerimônia marcou também a abertura das atividades da Semana Universitária.

 

“Darcy Ribeiro reinventou a universidade brasileira, recriou todo o espaço do ensino superior, com ideias e propostas novas. É uma honra receber esse título nesta Universidade”, compartilhou, emocionada, a filósofa. Sobre a importância da condecoração, Chaui acredita que “tudo que venha da universidade como reconhecimento do trabalho de seus membros é sempre bem-vindo”.

 

As homenagens à filósofa ganharam emoção nas palavras do amigo Homero Santiago, professor de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). “O que honramos é, acima de tudo, a obra de pensamento de Marilena; a presença do pensamento, do ensino, do exemplo. Pois estamos todos certos de que, na frequência de sua obra, ainda temos muito a aprender”, expressou Santiago.

 

Após entregar a honraria à pensadora, a reitora Márcia Abrahão garantiu que é motivo de orgulho ter Chaui com integrante do quadro de Honoris Causa da UnB. A reitora se disse emocionada pela oportunidade de conceder o título à filósofa, que foi a patrona de sua turma de graduação. “Passados 32 anos, a senhora continua inspirando a todos nós. É um reconhecimento merecido de sua história, obra e exemplo”, expressou.

 

A Doutora Honoris Causa permanece na UnB para o colóquio Marilena Chaui – o trabalho e a obra: história e engajamento filosófico político, que acontece até quarta-feira (26). A abertura do colóquio é nesta segunda-feira (24), às 19h, no auditório da ADUnB, com a conferência Por uma universidade democrática. Ao longo da semana, o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior. 

 

SEMANA UNIVERSITÁRIA – A solenidade de outorga de título foi antecedida pela abertura da Semana Universitária. Olgamir Amancia, decana de Extensão, lembrou que a semana é orquestrada “a partir de uma construção mais coletiva e democrática, já que foi construída pelas unidades acadêmicas e administrativas". A decana destaca que a semana conta com mais de 640 ações, pensadas sobre o tripé indissociável do ensino, da pesquisa e da extensão. 

Diretor do Instituto de Ciências Humanas (IH), Perci Coelho, vice-reitor Enrique Huelva, reitora Márcia Abrahão e Marilena Chaui na mesa principal da solenidade que marcou a abertura da Semana Universitária. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

"A semana é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica e a sociedade saibam o que a Universidade tem feito em termos de formação. Não é formação fragmentada, mas integrada, articulando pesquisa, ensino e extensão; articulando comunidade interna com a sociedade em geral."

 

O vice-reitor Enrique Huelva considerou que a semana é uma oportunidade para a instituição dialogar com a sociedade, "mostrando sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do país". Huelva ressaltou o potencial das atividades para integrar as unidades acadêmicas e promover o diálogo entre diferentes áreas e membros de diferentes cursos.

 

 

>> Confira a programação da Semana Universitária

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.