HOMENAGEM

Norte-americano ganhou Prêmio Nobel de Medicina em 2011 por descobertas na área de imunologia

Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

O cientista norte-americano Bruce Beutler recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UnB em solenidade realizada nesta quinta-feira (29). Cerca de 500 pessoas lotaram o Auditório da Faculdade de Medicina ou assistiram a cerimônia por telões e televisões colocados no prédio.

 

Em 2011, Bruce foi condecorado com o Prêmio Nobel de Medicina, junto com Jules Hoffman e Ralph Steinman, por descobertas sobre a ativação do sistema imunológico inato.

 

“É uma honra receber um grande mestre, cientista e acadêmico na nossa Universidade”, declarou o reitor Ivan Camargo.

 

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, destacou a importância da visita. “Temos a oportunidade de cultivar a ciência que avança de forma contundente e qualificada, com implicações positivas para a compreensão de como a vida e toda natureza funcionam”, diz. “Para os estudantes, esta é uma aula única”, completa.

 

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O título de Honoris Causa é a maior honraria concedida pela Universidade. Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

Na cerimônia, também estiveram presentes professores, chefes de departamentos, decanos, membros da administração superior, além de representantes de instituições de saúde.

 

Após a homenagem, o cientista ministrou a palestra Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória.

 

HISTÓRIA – Nascido em 1957, em Chicago, Bruce Alan Beutler iniciou sua carreira científica ainda na adolescência, no laboratório de seu pai, também formado em Medicina.

 

Graduou-se em Biologia, em 1981, pela Universidade da Califórnia, em San Diego. Passou também pela University of Texas Southwestern Medical Center, em Dallas, e pela Universidade de Rockefeller, em Nova York.

Norte-americano é reconhecido por pesquisas na área de imunologia. Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

Ao longo de sua carreira, descobriu proteínas capazes de detectar micro-organismos infecciosos ao corpo humano e responsáveis por desencadear uma organismo contra infecções.

 

Com sua equipe, Beutler desenvolveu técnicas para detectar mutações que afetam características de organismos. Esses métodos permitiram a identificação de centenas de genes que contribuem com a defesa do sistema imunológico. As proteínas responsáveis pela manutenção de níveis de glicose constantes, regulação da massa corpórea, e reparo seguido de lesão também foram pesquisadas pelo cientista.

 

Atualmente, é professor regente e diretor do Center for Genetics of Host Defense na University of Texas Southwestern Medical Center em Dallas, EUA.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.