LUTO

Professor emérito da Universidade, jornalista morreu nesta quarta-feira (26)

Carlos Chagas durante a cerimônia de outorga do título de professor emérito da UnB, em 2011. Foto: Reprodução UnBTV

Morreu, nesta quarta-feira (26), o advogado, jornalista e professor emérito da UnB Carlos Chagas. O docente lecionou na Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília durante 25 anos. A direção da FAC lamentou em nota a morte de Chagas.

Na mensagem, a atuação do jornalista no âmbito acadêmico recebe destaque. “Seu trabalho em sala de aula [foi] reconhecido por gerações de estudantes que o elegeram paraninfo e patrono de sucessivas turmas de formandos e sua atuação profissional [foi] considerada um exemplo de dedicação e de promoção da ética e da liberdade de expressão”, diz o texto.

Carlos Chagas iniciou sua carreira em 1958 na redação de O Globo. Em seguida, passou por O Estado de S. Paulo, onde permaneceu durante 18 anos. Também atuou na TV, em emissoras como Manchete, Rede TV!, SBT e CNT. Entre outros livros, publicou O Brasil sem Retoque: 1808 - 1964, Carlos Castelo Branco: o Jornalista do Brasil e Resistir é Preciso.

O velório está previsto para a manhã desta quinta-feira (27), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.