PESAR

Por quase uma década, ministro lecionou na Faculdade de Direito da instituição

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, falecido na tarde desta quinta-feira (19) em acidente de avião, lecionou na Faculdade de Direito da UnB entre os anos de 2005 e 2013. “Lamento muito o falecimento de Zavascki. Foi professor respeitadíssimo e muito querido pelos estudantes. Uma grande perda para a comunidade acadêmica e para o país”, afirmou Márcia Abrahão, reitora da instituição.

Mamede Said Maia Filho, diretor da Faculdade de Direito (FD) na UnB, comenta sobre a relação do ministro com a Universidade. “Era um professor muito respeitado pela comunidade acadêmica. Muito bem quisto pelos estudantes. Muito responsável com as funções acadêmicas. É uma perda lastimável para o país. Tinha postura técnica respeitável. Muito discreto na conduta como ministro do Supremo”, disse.

Professor da FD e ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior também lamenta o falecimento do jurista. “Era uma figura discreta, recatada, competente e muito qualificada. Características adequadas ao desempenho dele no STJ e Supremo. Tinha perfil clássico de juiz, discreto, que não se manifestava publicamente sobre temas afetos. Juiz no estilo tradicional com trabalho muito referido na leitura de aplicação do direito ponderado. Neste momento, seu passamento parece conspiração do destino”, ponderou. Em 2013, Teori Zavascki foi redistribuído para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Ele estava à frente do mais importante processo jurídico do Brasil. No momento, há muitas expectativas acerca da sucessão dele. A figura de Teori será determinante para a escolha de quem o sucederá. Teori respeitava, sobretudo, o preceito de que juiz só se manifesta nos autos”, encerrou José Geraldo.

>> Em nota oficial, Reitoria manifesta pesar pela morte do ministro Teori Zavascki