TECNOLOGIA

Hospital é o segundo da rede pública do Distrito Federal a ter o aparelho capaz de fazer o estudo eletrofisiológico

Foto: Assessoria de Comunicação, HUB

 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) começou a realizar um procedimento capaz de diagnosticar e tratar a arritmia cardíaca, o estudo eletrofisiológico. O primeiro exame ocorreu no dia 24 de agosto, após a aquisição do aparelho chamado polígrafo, que armazena os sinais elétricos e estimula artificialmente o coração.

 

Segundo o chefe da Unidade Cardiovascular do HUB, Daniel França Vasconcelos, o equipamento é o mais moderno da cidade. A capacidade de atendimento inicial será de até oito procedimentos mensais. “É um exame demorado e bem especializado, que oferece a possibilidade de cura. Dessa forma, garante-se redução de mortalidade, aumento da qualidade de vida e menos idas ao consultório médico”, relata Daniel.

 

O HUB é o segundo hospital da rede pública do Distrito Federal a adquirir o aparelho. Agora, os pacientes podem realizar todo o tratamento na instituição, o que agiliza o atendimento e melhora a qualidade do serviço.

 

A arritmia ocorre quando o coração bate em uma frequência muito elevada ou muito baixa. O cardiologista arritmiologista Álvaro Sarabanda explica como funciona o exame, que é invasivo. “Fazemos uma punção em uma veia da perna, levamos um cateter que tem eletrodos na ponta, capazes de medir a atividade elétrica, e o colocamos em contato com o músculo do coração ou com o sistema que gera a atividade elétrica do órgão”. Esse cateter permite estudar o sistema elétrico e, se necessário, também fazer o tratamento, cauterizando o foco da arritmia.

 

“O HUB fica na vanguarda do atendimento de arritmia, tanto diagnóstico como tratamento, com um serviço de última geração para o tratamento dos pacientes”, afirma o cardiologista eletrofisiologista, Vagner Gali.

 

Para o superintendente Hervaldo Sampaio Carvalho, a oferta do novo serviço representa as transformações que vêm ocorrendo na instituição. “A realização do estudo eletrofisiológico e do tratamento das arritmias é inédito no HUB, o que mostra a grande mudança estrutural e tecnológica do hospital que está acontecendo em todas as áreas, sendo a cardiologia uma delas”, diz.

 

PRIMEIRO EXAME - Josefa da Cruz Ferreira foi a primeira a realizar o exame no HUB. Ela trabalhava como diarista, mas deixou o emprego por problemas de saúde. Há 11 anos sofre com desmaios frequentes, muitas vezes causados por arritmias.

 

Mas no caso dela, o estudo eletrofisiológico comprovou que Josefa não tem nenhuma alteração cardíaca. Agora, a equipe médica vai investigar outras possíveis causas para os desmaios. “Foi muito bom poder fazer esse exame aqui no HUB. É perto e eu já conheço o hospital, foi mais tranquilo”, conta.

 

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.