SAÚDE BUCAL

Curso de Odontologia receberá recursos para ampliar atendimento à população. Iniciativa busca melhorar a oferta e o acesso aos serviços e qualificar as instituições de ensino superior

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

O reitor Ivan Camargo assinou na manhã desta quinta-feira (9) a adesão da Universidade de Brasília ao programa GraduaCEO – Brasil Sorridente. A atividade contou com a presença do secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal, José Bonifácio Carreira Alvim.

Desenvolvido numa parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o Brasil Sorridente constitui-se de uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidas e prestadas pelas instituições de ensino superior (IES), por intermédio dos cursos de graduação em Odontologia.

A UnB foi convidada pelo Ministério da Saúde a ser a primeira universidade do país a aderir ao programa.

Ao incorporar clínicas odontológicas das IES com cursos de graduação em Odontologia, o programa objetiva ampliar e qualificar a oferta e o acesso da população às ações e serviços de saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde.

“Os benefícios são muitos e mútuos”, comemora Ivan Camargo. “Ao mesmo tempo em que estaremos colaborando para manutenção da qualidade da saúde bucal da população, teremos nosso curso de Odontologia, que tem um alto custo, muito bem equipado e funcional”.

O programa prevê o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção, atenção básica, atenção secundária, reabilitação oral e educação.

Com base na capacidade instalada e nos procedimentos odontológicos a serem realizados pelos graduandos, cada IES que aderir ao programa se enquadrará em um dos quatro padrões de atendimento e montante a receber de repasse mensal.

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

Segundo o professor Gilberto Pucca, da Faculdade de Ciências da Saúde, a UnB iniciará operando no Padrão I, realizando cerca de 900 procedimentos odontológicos mensais e recebendo repasses regulares de R$ 25.200. “Ao final de um ano, após a primeira avaliação, poderemos passar a receber 50% a mais deste valor”, explica Pucca, que é o coordenador do projeto na Universidade de Brasília.

A UnB receberá, ainda, uma parcela única de R$ 80 mil para melhorias na clínica, situada ao lado do HUB.

O coordenador comemora também o salto que o curso de Odontologia vai ter em qualidade. “Os estudantes não precisarão mais arcar com os custos dos instrumentais clínicos, que era um fator proibitivo para os alunos com poucos recursos”, conta.

“Agora, Odontologia vai efetivamente passar a ser um curso público. Poderemos atender principalmente aos alunos vindos via Prouni, que não tem como arcar com os custos dos instrumentais clínicos”, completa.

Segundo estimativa do professor Gilberto, a UnB deve começar a receber os recursos ainda em dezembro deste ano. Os recursos financeiros para a implantação e custeio mensal do programa serão repassados pelo Fundo Nacional de Saúde, via Fundo de Saúde do Distrito Federal.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.