SAÚDE

Objetivo é promover a atenção e prevenção de doenças por meio de procedimentos clínicos e avaliações laboratoriais

O Decanato de Gestão de Pessoas, por meio da Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT), convoca os servidores técnico-administrativos e docentes para o programa anual de exames médicos periódicos. O objetivo é promover a atenção e prevenção de doenças por meio de procedimentos clínicos e avaliações laboratoriais.

Os exames são definidos pela Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, tendo como base idade, sexo, função pública e grau de exposição a riscos no ambiente de trabalho. A periodicidade é bienal para os servidores com idade entre 18 e 45 anos e anual para aqueles que tenham idade acima de 45 anos.

De acordo com Alice Queiroz Silva, administradora da DSQVT, todos os servidores da Fundação Universidade de Brasília serão convocados para a realização dos exames por meio do envio de um memorando individual encaminhado as unidade de lotação dos profissionais, de acordo com dados do SIAPEnet.

“Todos os procedimentos devem ocorrer no prazo máximo de três meses e serão realizados durante o horário de trabalho, sem necessidade de compensação. Os servidores podem optar por não fazer os exames oferecidos, assinando um termo de recusa, mas é importante ressaltar o cuidado que a universidade tem com a saúde dos seus servidores”, completou.

A novidade em relação aos anos anteriores é a quantidade maior de exames oferecidos. Antes, eles eram realizados pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) e agora serão feitos pela empresa terceirizada Assessoria Nacional em Gestão Pública e Meio Ambiente (ANABIM).

Para Everaldo José da Silva, supervisor técnico de Enfermagem da Fundação Universidade de Brasília, os exames são de extrema importância. “Várias doenças são assintomáticas e só são descobertas após esses procedimentos médicos. Quando fui submetido aos exames, percebi alterações oftalmológicas e ficarei em acompanhamento durante um ano, podendo até, se for o caso, fazer cirurgia”, destacou.

Caso ocorram alterações nos exames, os servidores são encaminhados a Medicina do Trabalho para verificar se a doença tem ou não relação com a atividade exercida.

SERVIÇO

Mais informações podem ser adquiridas na DSQVT, localizada no ICC Sul, bloco C, sala 187, subsolo ou pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Telefone: 3107 6421.