HIPERDIA

Servidores e alunos puderam medir glicemia, pressão arterial e ter indicações nutricionais

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Pressão alta, diabete e obesidade são doenças que podem ser detectadas por exames simples e precisam ser tratadas com acompanhamento médico. Pensando nisso, o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP/UnB) promoveu atividades voltadas à conscientização dos servidores sobre a importância de conhecer sua própria saúde. A iniciativa integrou as comemorações do mês do servidor público.

Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), a comunidade acadêmica do campus Darcy Ribeiro pôde medir pressão arterial, taxa de açúcar no sangue, Índice de Massa Corporal (IMC) – usado como referência para a detecção de desnutrição, magreza, peso ideal ou obesidade – e receber orientações de uma nutricionista. Também foi oferecido o Reiki, uma técnica relaxante de transmissão de energia por meio das mãos.

A auxiliar de enfermagem Aline Azevedo, da Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT /UnB), informa que ações como essas podem detectar doenças que os próprios servidores desconheciam: “Em Planaltina e Gama, por exemplo, conseguimos identificar duas pessoas que não sabiam que estavam em processo de diabete, com taxas muito altas de glicemia. A nossa nutricionista ofereceu as recomendações alimentares e orientamos que elas procurassem um médico ou uma unidade de saúde pública mais próxima de suas residências”.

A professora visitante Cristina Miranda, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV/UnB) fez os exames e constatou que suas taxas de glicemia e pressão estavam baixas. Ela relatou que irá procurar orientação médica e ressaltou que o conhecimento de como está sua saúde irá ajudar a tomar outras medidas para prevenir possíveis doenças. Já os exames da encarregada de limpeza Carla Caldas foram normais. Mesmo assim, ela foi orientada pela nutricionista a praticar exercícios físicos e a manter uma alimentação equilibrada.

As orientações à comunidade variam de acordo com o perfil da pessoa e com o resultado das medições feitas pela equipe de profissionais. Segundo a nutricionista Elisabeth Guedes de Morais (DSQVT/UnB), as principais recomendações aos alunos são que eles evitem longos períodos sem alimentação e, para os servidores e trabalhadores, ela indica a medição frequente do IMC e da circunferência abdominal, pois índices altos podem estar relacionados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Durante o mês de outubro, também foram realizadas palestras e oficinas em todos os campi da UnB (Darcy Ribeiro, Planaltina, Ceilândia, Gama e na Fazenda Água Limpa) com o foco na melhoria da qualidade de vida, principalmente, dos trabalhadores. Ao longo do ano, são desenvolvidas outras atividades para a promoção do bem-estar, saúde, segurança do trabalho e de incentivo à prática de esporte.

Exames periódicos – A Diretoria de Saúde também alerta sobre a importância dos trabalhadores manterem os exames periódicos atualizados. “Estamos enviando email aos servidores solicitando que eles emitam as guias para realizarem os exames, que são previstos em lei”, reitera a auxiliar de enfermagem Aline Azevedo. Informações pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..