BEM-ESTAR

Data foi celebrada com implantação de projetos para promoção da saúde e plantio de árvores

 

Na manhã desta terça-feira (7), a direção, professores, técnico-administrativos e estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) receberam a vice-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Sônia Nair Báo; o secretário de estado de Saúde do Distrito Federal, professor João Batista; o subsecretário da Gestão Estratégica e Participativa e professor da FS/UnB, Tiago Coelho; o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares; o representante da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), Renato Tasca, com uma singela solenidade de implantação de projetos de promoção da saúde.

 

O evento foi organizado para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

 

A data, criada em 1948, foi estabelecida para coincidir com a fundação da OMS. Todos os anos são realizadas campanhas com tema diretamente relacionado à saúde. Em 2015, o tema é “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”.

 

De acordo com a direção da faculdade, o objetivo é contribuir na conscientização quanto à qualidade de vida e aos diferentes determinantes sociais que influenciam os processos de saúde-doença dos indivíduos, famílias e comunidades. “As ações são importantes para que a população aprenda e ensine a cuidar de sua própria saúde no sentido amplo desse direito, como o bem-estar no trabalho, renda, alimentação, segurança, cultura de paz e não violência, entre outros”, disseram as gestoras Fátima Sousa e Karin Oliveira em carta à comunidade acadêmica.

 

Como a instituição busca uma faculdade dos sonhos, que, entre outros objetivos, tem a missão de promover saúde, foram lançados os projetos “Plante um livro no Jardim da FS: a leitura alimenta a alma”, que consiste na distribuição de estantes nas quais as pessoas podem pegar e deixar livros de literatura, autoajuda, manuais, entre outros, para compartilhar com a comunidade, e no plantio de árvores que geram frutos e flores características do cerrado brasiliense, como símbolo da preservação de ambientes verdes e saudáveis. Ainda na oportunidade, foi aberta a exposição “Saúde na Cidade”, que traz fotografias que revelam Brasília a partir do olhar da professora Daphne Rattner, do Departamento de Saúde Coletiva da FS/UnB.

Foto: ComunicaFS

 

O secretário de estado de Saúde do DF, professor João Batista, comentou o tempo em que se formou médico, destacou o simbolismo da cerimônia organizada pela direção da faculdade e aproveitou a oportunidade para pedir o agendamento de uma reunião para discutir modelos de gestão, formação e atenção em saúde, em parceria com as faculdades de Ciências da Saúde e Medicina.

 

“Só assim poderemos melhorar a atual situação de saúde do Distrito Federal, em especial da região Leste, pela qual a UnB é responsável. Podemos pensar, inclusive, um trabalho de cogestão”, sugeriu.

 

A vice-reitora, Sônia Báo, agradeceu o convite e a oportunidade de participar de um evento pequeno e singelo, mas grandioso em sua proposta, pois, segundo ela, é cada dia mais difícil ter tempo para ler um bom livro e que isso é saúde, por fazer muito bem à alma e à mente.

 

“Precisamos discutir e fortalecer a saúde, a educação, a segurança pública no nosso país, e, apesar de ser responsabilidade do estado, também é responsabilidade de cada um de nós. Não podemos desistir. Cada um precisa fazer a sua parte. Saúde e educação precisam estar presentes nas nossas vidas todos os dias e não apenas hoje [Dia Mundial da Saúde]”.

 

A vice-reitora informou, ainda, que deve se reunir com o secretário de saúde do GDF e as direções da FS e FM para discutir as ações e a parceria da Universidade na gestão, formação e atenção em saúde do Distrito Federal.

 

Após a implantação dos projetos e a abertura da exposição, os convidados plantaram as mudas de ipê amarelo, rosa, branco, lilás e até de pequi no jardim da faculdade.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.