GESTÃO

Objetivo é avaliar qualidade dos serviços de internação e de ambulatório da instituição

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

Segue até 19 de maio o primeiro ciclo de 2015 da pesquisa de satisfação promovida pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo é avaliar o índice de satisfação dos cidadãos que utilizam os serviços de internação e de ambulatório da instituição.

 

A pesquisa, coordenada pela Ouvidoria do hospital, será aplicada a 628 pacientes e acompanhantes, por meio de um tablet, dispositivo portátil que garante rapidez e segurança no processo. Os usuários responderão a sete perguntas sobre tempo de espera, estrutura e atendimento. O questionário será aplicado simultaneamente em 24 hospitais que assinaram contrato de gestão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

A pesquisa de satisfação do HUB segue as diretrizes do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), que visa à promoção da gestão de excelência na administração pública, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

 

A avaliação também cumpre o Decreto 6.932/2009, que assegura a participação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelos órgãos públicos federais. Conforme o decreto, a pesquisa deve ser realizada pelo menos em três períodos durante o ano. Por isso, o hospital ainda promoverá ao longo de 2015 mais dois ciclos de avaliação, em julho e em outubro.

 

De acordo com o ouvidor do hospital, Paulo Rodrigo Ribeiro Guimarães, os dados ajudarão a implementar melhorias na instituição. “Além de cumprir determinação legal, a pesquisa serve como norte para as ações de gestão, pois ajuda a identificar os gargalos e pontos críticos que exigem atuação mais rápida”, afirma.

 

Pesquisa de satisfação 2014 - Realizada em dois ciclos de avaliação, a pesquisa de satisfação do ano passado identificou alto nível de satisfação dos usuários com o HUB. A avaliação geral com o atendimento do hospital atingiu 91,6% no primeiro ciclo e 88,7% no segundo.

 

Ao serem perguntados se indicariam a instituição para algum familiar, 87,9% afirmaram que sim, na primeira avaliação, e 86%, na segunda. A pequena redução do percentual está dentro da margem de erro.

 

Atendimento da recepção e da equipe de saúde tiveram pouca variação entre um ciclo e outro, registrando mais de 85% de entrevistados satisfeitos ou muito satisfeitos em cada período avaliativo.

 

Entre os quesitos que apresentaram crescimento na satisfação do usuário, estão conforto no local da recepção, que passou de 72,6% de cidadãos satisfeitos ou muito satisfeitos para 87,5%; higiene, limpeza e organização, que passou de 67,4% para 72%; e conforto das instalações na área de atendimento médico, que saiu de 47,9% para 68,9%.

 

O principal ponto a aprimorar identificado pela pesquisa é o tempo de espera pelo atendimento ou pela internação. Mesmo com significativa melhora na percepção dos usuários de um ciclo para outro, os entrevistados satisfeitos ou muito satisfeitos representam 45% do total. “A gestão do HUB tem trabalhado fortemente na melhoria desse aspecto, com o fortalecimento da gestão de leitos e a organização dos procedimentos de marcação de consultas”, esclarece Paulo.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.