SAÚDE

Projeto faz parte da Rede Universitária de Telemedicina e conta com a participação de instituições de todo o país

Foto: Divulgação/USP

Toda quinta-feira, alunos de medicina da Universidade de Brasília (UnB) e um médico clínico e pneumologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB) participam de uma discussão por videoconferência de casos clínicos com estudantes e profissionais de outros serviços de saúde e de ensino do país. A atividade é viabilizada por meio do Grupo de Interesse Especial (SIG, na sigla em inglês) “Discussão de casos para o internato”, da Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

A sessão, dirigida por professores do curso de medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e transmitida do anfiteatro de telemedicina da universidade, reúne ainda mais cinco instituições de ensino do Brasil. No HUB, hospital filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o grupo se reúne na sala de videoconferência do Núcleo de Telemedicina.

O hospital iniciou a participação na Rute em 2010 e é a única instituição pública do Distrito Federal inscrita nesse SIG. “O objetivo dos encontros é discutir diagnósticos diferenciais após a apresentação de um caso clínico, com o resumo do assunto discutido e de todas as medidas necessárias para se chegar ao diagnóstico final”, afirma o pneumologista Ricardo Martins, responsável pelo SIG no HUB.

A atividade é aberta aos alunos do 10º, do 11º e do 12º semestres do curso de medicina da UnB. A sessão ocorre todas as quintas-feiras, das 12h15 às 13h15, no Núcleo de Telemedicina, localizado na Unidade 1 (em frente à entrada do auditório). Os alunos desses semestres estão convidados a participar.

Núcleo de Telemedicina do HUB – Atualmente, o HUB participa de 24 Grupos de Interesse Especial. Segundo a Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital, os SIGs facilitam e estimulam o avanço das pesquisas colaborativas ao debaterem temas específicos por webconferências ou agendas de vídeos.

O SIG de Teledermato é coordenado nacionalmente pela dermatologista do HUB Raimunda Nonato Sampaio. Os encontros, realizados mensalmente, abrangem instituições de várias partes do país, toda última segunda-feira do mês, às 10h. “A troca de experiências entre professores, alunos e residentes de diferentes regiões amplia o conhecimento dos estudantes e possibilita a atualização do saber”, avalia a médica.

Para conhecer a relação completa de SIGs realizados no HUB e saber mais informações sobre o Núcleo de Telemedicina do hospital, acesse no portal da Ebserh o menu Ensino e Pesquisa, opção E-Saúde.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.