SAÚDE

Pesquisa da Faculdade de Educação Física mostra eficiência de cartilha de exercícios em tratamento com protagonismo do paciente

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Exercícios simples feitos em casa podem ajudar a diminuir a intensidade e o número de pontos de dor lombar, além de aumentar a capacidade funcional de quem sofre com o problema. Estudo com grupos de idosos realizado pela Faculdade de Educação Física (FEF/UnB) mostra a eficiência da aplicação de orientações de cartilha elaborada a partir de método de autocuidado. “A Cartilha de Autocuidado de Coluna pode ser uma ferramenta útil e capaz de gerar independência no cuidado das dores crônicas da coluna lombar em idosos da comunidade”, aponta artigo científico baseado na dissertação de mestrado de Júlia Catarina Sebba Rios.

 

Os procedimentos apresentados no material são baseados no livro Trate você mesmo a sua coluna do fisioterapeuta neozelandês Robin Mckenzie. “A seleção dos exercícios e recomendações posturais da cartilha foi feita a partir de observações práticas e de evidências científicas”, diz Júlia. A pesquisadora explica que, além da orientação postural de manutenção das curvas naturais da coluna e do aprendizado de monitoração dos sintomas pelos participantes, os exercícios priorizaram movimentos orientados para trás do corpo com a finalidade de compensar o excesso de movimentos para frente que são realizados no cotidiano.

 

O estudo selecionou 73 pessoas do Distrito Federal com quadro de dor lombar crônica. Elas foram divididas em dois grupos: 42 receberam a cartilha de autocuidado e participaram de três workshops de capacitação, e 31 receberam tratamento simulado (folheto de autocuidado) e aguardaram em lista de espera. Todos os avaliados fizeram testes antes e depois do experimento, que durou um mês. O grupo treinado apresentou melhoras clínicas em todas as variáveis relacionadas à dor na coluna. Quase 80% declaram se sentir melhor em relação a limitações de atividades, sintomas, emoções e qualidade de vida. Os demais participantes não apresentaram mudanças significativas.

 

“Esse é um trabalho muito importante que traz contribuições para a sociedade de maneira simples”, diz a orientadora da pesquisa e professora da FEF, Marisete Safons. Segundo os dados do estudo, 64,7% dos que receberam a cartilha voltaram a ler o material em casa, e a maioria relatou fazer os exercícios descritos pelo menos três vezes ao dia.

 

Cartilha de Autocuidado de Coluna
Foto de abertura da matéria: Marisete Safons (E) e Júlia Rios

 

Na avaliação da orientadora, a pesquisa de Júlia cumpriu a atribuição de “não ser apenas mais uma dissertação para ficar parada em uma estante”. A professora acredita que a cartilha também pode ser útil para o tratamento e a prevenção da dor na coluna em outras faixas etárias.

 

DORES NAS COSTAS – A dor lombar é um problema de saúde pública em todo o mundo e é considerada crônica quando dura mais de três meses. Segundo informações da pesquisa da FEF, o problema é um dos mais comuns entre a população idosa e tem entres suas consequências a alteração psicossocial, a incapacidade funcional e o comprometimento da qualidade de vida.

 

O foco do autocuidado está em desenvolver habilidades para gerenciar os sintomas e o tratamento em indivíduos em condições crônicas. Abordagens como o ensaio clínico realizado na UnB apontam as técnicas como importantes alternativas econômicas ao uso do sistema de saúde.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.