SAÚDE

Bula ilustrada traz orientações sobre uso de remédios na infância

Foto: Marcelo Jatobá/UnB Agência

 

Para ajudar pais e especialistas a cuidarem da saúde das crianças, um grupo de médicos e farmacêuticos da Universidade de Brasília lançou, em abril, o guia Uso racional de medicamentos na pediatria: doenças na infância I.

 

Espécie de bula simplificada, o material ensina a forma correta de se usar os remédios na hora de tratar doenças comuns nessa idade.

 

"O objetivo do guia é facilitar a leitura de modo que qualquer pessoa possa entender as orientações contidas nas bulas", explica a professora do curso de Farmácia da UnB Patrícia Medeiros e uma das organizadoras do livro.

 

"As próprias crianças, quando orientadas, ensinam os pais sobre a forma correta de tomar os medicamentos", conta. Por esse motivo, o guia traz jogos ilustrados para ensiná-las a identificarem possíveis reações aos remédios que tomam.

 

Patrícia diz que a obra traz esclarecimentos sobre o que pode ou não ser ingerido pela mãe durante o período de gravidez e amamentação do bebê, e os efeitos dos remédios nas crianças.

 

"Esta primeira edição traz informações sobre algumas das doenças mais comuns de 0 a 16 anos, como enurese noturna – hábito de urinar durante o sono –, déficit de atenção, obesidade e problemas endocrinológicos, como hipo e hipertireoidismo", cita.

Ilustração: Divulgação/UnB Agência

 

A professora explica que a ideia surgiu da necessidade de diminuir erros na hora da prescrição.

 

"Estatísticas mostram que reações adversas causadas por mau uso de remédios ocasionam gastos com internações e outros medicamentos que poderiam ser evitados", afirma. "O uso correto pode ter impacto positivo nas contas do governo com saúde", acredita.

 

Elaborado por uma equipe de médicos e farmacêuticos, o material foi organizado pelo também professor do curso de Farmácia da UnB Felipe Ferreira e pela médica do HUB Cátia Cruz, gerente de ensino e pesquisa na Ebsehr.

 

As ilustrações são do designer Miguel Acioli.

 

NOVAS EDIÇÕES – "Ainda neste ano, será lançado guia semelhante voltado para o tratamento de doenças cardiorrespiratórias", diz Patrícia, que prevê a publicação de outro guia para tratamento do câncer em parceria com o Hospital da Criança. E mais um, no ano que vem, específico para inflamações na pele.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.