SAÚDE

Quantia excede os quatro milhões de reais. Fonte é o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf)

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) portaria que libera R$ 4,2 milhões para o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O recurso, que faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), deve ser descentralizado ao HUB nos próximos dias. Essa é a primeira parcela do programa paga ao hospital em 2017.

A maior parte do valor será usada para o pagamento de despesas de funcionamento do hospital, como as empresas terceirizadas. Serão R$ 3,2 milhões para custeio das atividades relacionadas a limpeza, alimentação, vigilância, manutenção predial, lavanderia e serviços administrativos. O restante do recurso ajudará na compra de materiais e insumos nas áreas médica, hospitalar, de infraestrutura e administrativa.

As portarias do ministério contemplam ainda recursos para outros 48 hospitais universitários do país, totalizando um reforço financeiro de R$ 189 milhões.

HISTÓRICO  De 2013 a 2016, o hospital recebeu R$ 146,6 milhões de recursos provenientes do Rehuf, dos quais R$ 125,7 milhões foram usados para custear o funcionamento do HUB, enquanto R$ 20,9 milhões foram destinados a investimentos, como obras e compra de equipamentos.

Entre as melhorias do período, destacam-se as reformas e ampliação de vários serviços, a exemplo da unidade materno-infantil, pronto-socorro, farmácia hospitalar, banco de leite humano, UTI, centro cirúrgico e refeitório. Houve ainda revitalização de fachadas e telhados e compra de diversos aparelhos, como endoscópios, manequins de simulação clínica, cadeiras de rodas, eletrocardiógrafo, respiradores, monitores, ventiladores, audiômetro, oftalmoscópios e ecógrafos.

REHUF Criado em 2010, o Rehuf é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e financiado de forma compartilhada pelos ministérios da Educação e da Saúde. O programa define as diretrizes para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é criar condições materiais e institucionais para que os hospitais possam oferecer atendimento de qualidade à população, assim como proporcionar a formação qualificada de profissionais na área de saúde.​