ESPORTE

Esportistas disputaram ligas de lutas e de futebol de 7, em Manaus. Ao todo, foram dois ouros, quatro pratas e oito bronzes

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Os estudantes-atletas da Universidade de Brasília conquistaram 14 medalhas em duas ligas de desporto universitário (LDU): de lutas e de futebol 7. No total, foram dois ouros, quatro pratas e oito bronzes no judô, caratê, taekwondo e futebol 7. As competições reúnem os principais atletas universitários do país e foram disputadas em Manaus (AM), entre 6 e 12 de junho. Os esportistas foram recebidos na UnB pelo reitor Ivan Camargo, na última quinta-feira (16).

O gestor destacou o papel de integração que o esporte possui e falou sobre como os resultados positivos ajudam a elevar a imagem da Universidade. “Foi excelente”, avaliou o coordenador de esporte e lazer na UnB, Carlos Alberto Diniz, o Carlão. Ele ressaltou que a Instituição levou menos atletas que em 2015 e, ainda assim, conseguiu mais medalhas.

Na LDU de lutas, a UnB foi representada por 11 atletas, que juntos conseguiram 13 medalhas. Destaque para as duas medalhas de ouro conquistadas no taekwondo, com os estudantes Crisley dos Santos e Katielen Mendes.

No futebol de 7, medalha de prata para a equipe feminina e o 5o lugar para o time masculino.

Arte: Anna Soares / Design Secom

A próxima competição do calendário da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a Liga do Desporto Universitário de Quadras. Os jogos começaram nesta segunda-feira (20), em Goiânia. A UnB será representada no handebol feminino. A equipe classificou-se após a terceira colocação na seletiva regional e é uma das seis equipes presentes na etapa. O time está no grupo A, ao lado da UniSant'Anna (SP) e da UniNassau (PE).

PERSPECTIVAS - A atual gestão tem o desafio de se adequar às dificuldades orçamentárias da Universidade para dar continuidade às políticas de incentivo ao esporte. O cenário é de diminuição no investimento em relação a 2015, quando R$ 1,5 milhão foi destinado à área. Para este ano, houve a redução no número de concessões da bolsa-atleta e, em julho, diversos técnicos desportivos da Universidade ficarão sem contrato.