PALESTRA

Jorge Olímpio Bento completou 70 anos nesta semana. Autor de diversas obras na área de esportiva, ele atuou por quatro décadas como professor da Universidade do Porto

Foto: Gesporte/UnB

O auditório da Faculdade de Tecnologia recebeu na tarde da última terça-feira (26), o 22º evento do Ciclo de Palestras Gesporte, grupo de pesquisa em gestão esportiva ligado à Faculdade de Educação Física da UnB. Jorge Olímpio Bento, professor da Universidade do Porto, de Portugal, foi o palestrante convidado.

Estiveram presentes estudantes, representantes de entidades ligadas ao esporte e à Educação Física e docentes de universidades públicas e privadas do DF e de Goiás.

Na abertura do evento, o reitor Ivan Camargo parabenizou os organizadores e ressaltou a importância do intercâmbio cultural dentro da Universidade. O gestor mostrou-se satisfeito pela continuidade e regularidade das relações da UnB com instituições de ensino superior de outros países, especialmente de Portugal

Reitor Ivan Camargo destaca importância da internacionalização da Universidade de Brasília. Foto: Renan Apuk/Secom UnB

Antes de palestrar, Jorge Bento falou sobre sua visita a Brasília citando o slogan publicitário criado pelo poeta português Fernando Pessoa: “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”. “Brasília é uma cidade estranha à primeira vista, mas depois se torna fascinante”, definiu.

REFERÊNCIA – Aplaudido de pé pelo público, um dia após completar 70 anos de idade e anunciar o encerramento de suas atividades na Universidade do Porto, Bento também foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região (CREF7/DF).

Jorge Bento chamou a atenção para o tempo de crises que assola o mundo, referindo-se a esta época como “era crepuscular”. O estudioso falou sobre a responsabilidade que cada pessoa tem com a mudança deste quadro e ressaltou a importância do esporte como instrumento de transformação individual e social.

“O objetivo de nossa conversa é retomar a matriz artística do desporto, que está ligada a valores éticos”, disse. Para ele, os interesses mercadológicos têm colocado em segundo plano as verdadeiras características do esporte e a universidade é o lugar ideal para resgatar essa essência.

O Ciclo de Palestras Gesporte ocorre desde 2010, com objetivo de proporcionar aos estudantes da Educação Física contato com profissionais atuantes nos diversos segmentos da área, facilitando sua decisão sobre a carreira a ser seguida.