
Depois de nove dias, a delegação que representou a Universidade de Brasília na edição 2014 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) voltou a se reunir. Os atletas foram recebidos na tarde desta segunda-feira (17) pelo reitor Ivan Camargo. “Este é o momento para agradecer a todos vocês”, disse o gestor ao grupo que voltou de Aracaju com medalhas e troféus em cinco modalidades.
Entusiasta da prática desportiva, o reitor relatou experiências de quando participava do time de basquete da UnB. Ressaltou também o papel das competições para a integração da comunidade universitária e elogiou o trabalho da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). “Não está fácil, mas precisamos buscar mais recursos para viabilizar a condições necessárias para os atletas e para a realização dos jogos internos”, disse.
Ivan Camargo destacou a perspectiva de investimentos com o recebimento da Universíade de 2019, jogos universitários internacionais que serão realizados em Brasília. “Sediar a Universíade pode ser decisivo para a UnB”, avaliou. Segundo o reitor, a estimativa governamental é de que em função dos jogos sejam aportados R$ 150 milhões na modernização do Centro Olímpico.
A ginasta Isabella Souza mostrou-se satisfeita com a recepção. “Gostei do interesse do reitor em ouvir cada um dos atletas”, afirmou a caloura de Educação Física, integrante da equipe terceira colocada na ginástica rítmica. “Esse tipo de iniciativa é importante para estimular o crescimento do esporte na universidade”, completou.
Quem também aprovou o momento foi a medalhista de bronze no handebol Christiane Silva. “É importante esse tipo de encontro. Sei de todo o envolvimento do Carlão [Carlos Alberto Diniz] e da Lucila [Souto Mayor] com o esporte universitário, mas não sabia dessa disposição do reitor”, disse a estudante de Pedagogia em menção ao trabalho do coordenador de esporte e da diretora da DEA. “Seria importante que esses momentos ocorressem também durante o processo de preparação para as competições”, sugeriu.

A reunião no Salão de Atos da Reitoria durou pouco mais de uma hora e reuniu 40 pessoas. Atletas da equipe feminina de futsal, que têm alcançado resultados expressivos em competições universitárias, também participaram do encontro.
RECONHECIMENTO – Presente na recepção, a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Denise Bomtempo, agradeceu a toda a delegação e fez referências especiais aos treinadores e a equipe da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura. “Sem esse trabalho, os resultados que conseguimos não seriam possíveis”, afirmou.
A diretora da DEA, Lucila Souto Mayor, disse que a participação da UnB em competições universitárias é apoiada em três pilares: a organização atlética, por meio da AAA/UnB, os programas institucionais, que incluem a concessão de bolsas, e o treinamento desportivo. “Temos ainda muitos desafios. Mas estamos caminhando e temos muitas esperanças de melhorarmos nossos espaços com esse projeto maravilhoso da universíade”.
O encontro teve ainda breves considerações do presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo de Faria, do responsável pela AAA/UnB, Bernardo Ravanello, e do coordenador de esporte da DEA, Carlos Alberto Diniz.