Atletas, técnicos e dirigentes foram saudados no Salão de Atos da Reitoria

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Depois de nove dias, a delegação que representou a Universidade de Brasília na edição 2014 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) voltou a se reunir. Os atletas foram recebidos na tarde desta segunda-feira (17) pelo reitor Ivan Camargo. “Este é o momento para agradecer a todos vocês”, disse o gestor ao grupo que voltou de Aracaju com medalhas e troféus em cinco modalidades.

Entusiasta da prática desportiva, o reitor relatou experiências de quando participava do time de basquete da UnB. Ressaltou também o papel das competições para a integração da comunidade universitária e elogiou o trabalho da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). “Não está fácil, mas precisamos buscar mais recursos para viabilizar a condições necessárias para os atletas e para a realização dos jogos internos”, disse.

Ivan Camargo destacou a perspectiva de investimentos com o recebimento da Universíade de 2019, jogos universitários internacionais que serão realizados em Brasília. “Sediar a Universíade pode ser decisivo para a UnB”, avaliou. Segundo o reitor, a estimativa governamental é de que em função dos jogos sejam aportados R$ 150 milhões na modernização do Centro Olímpico.

A ginasta Isabella Souza mostrou-se satisfeita com a recepção. “Gostei do interesse do reitor em ouvir cada um dos atletas”, afirmou a caloura de Educação Física, integrante da equipe terceira colocada na ginástica rítmica. “Esse tipo de iniciativa é importante para estimular o crescimento do esporte na universidade”, completou.

Quem também aprovou o momento foi a medalhista de bronze no handebol Christiane Silva. “É importante esse tipo de encontro. Sei de todo o envolvimento do Carlão [Carlos Alberto Diniz] e da Lucila [Souto Mayor] com o esporte universitário, mas não sabia dessa disposição do reitor”, disse a estudante de Pedagogia em menção ao trabalho do coordenador de esporte e da diretora da DEA. “Seria importante que esses momentos ocorressem também durante o processo de preparação para as competições”, sugeriu.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

A reunião no Salão de Atos da Reitoria durou pouco mais de uma hora e reuniu 40 pessoas. Atletas da equipe feminina de futsal, que têm alcançado resultados expressivos em competições universitárias, também participaram do encontro.

RECONHECIMENTO – Presente na recepção, a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Denise Bomtempo, agradeceu a toda a delegação e fez referências especiais aos treinadores e a equipe da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura. “Sem esse trabalho, os resultados que conseguimos não seriam possíveis”, afirmou.

A diretora da DEA, Lucila Souto Mayor, disse que a participação da UnB em competições universitárias é apoiada em três pilares: a organização atlética, por meio da AAA/UnB, os programas institucionais, que incluem a concessão de bolsas, e o treinamento desportivo. “Temos ainda muitos desafios. Mas estamos caminhando e temos muitas esperanças de melhorarmos nossos espaços com esse projeto maravilhoso da universíade”.

O encontro teve ainda breves considerações do presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo de Faria, do responsável pela AAA/UnB, Bernardo Ravanello, e do coordenador de esporte da DEA, Carlos Alberto Diniz.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.